O Presidente da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA, usando de suas atribuições legais, faz saber que se encontram abertas inscrições para Concurso Público, regido pelas Instruções Especiais, parte integrante deste Edital, para o preenchimento de vagas de seu quadro de Docentes, sujeitas às normas federais e estaduais sobre educação e ao Regime Interno das Unidades de Ensino mantidas pela FEA, conforme disposição legal, e de acordo com as instruções a seguir:
CAPÍTULO I - DOS CARGOS E VAGAS:
1. O processo de seleção atenderá o elenco de cargos de provimento efetivo, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, descritos a seguir juntamente com as vagas disponíveis e as que vierem a vagar ou forem criadas, a carga horária exigida e o nível salarial respectivo e será realizado sob a responsabilidade da empresa MOURA MELO CONSULTORIA LTDA.
CARGOS DE ENSINO SUPERIOR
Taxa de Inscrição: R$ 70,00 |
Cód. |
Cargos |
Total de vagas |
Vagas reservadas para deficientes |
Salário |
Pré-requisito |
Taxa de Inscrição |
001 |
Secretário Geral |
01 |
- |
R$ 2.046,21
Mensal - carga horária semanal de 40 h |
Ensino superior completo e experiência comprovada de 05 (cinco) anos na área administrativa do ensino superior |
R$ 70,00 |
002 |
Professor I - Graduado em Administração |
04 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização na área de Administração e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
003 |
Professor I - Graduado em Ciências Biológicas ou Biologia |
02 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Ciências Biológicas ou Biologia e 03 (três) anos de experiência no ensino supeior |
R$ 70,00 |
004 |
Professor I - Graduado em Ciências Sociais |
01 |
- |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Ciências Sociais e 03 (três) anos de experiência no ensino supeior |
R$ 70,00 |
005 |
Professor I - Graduado em Contabilidade |
02 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Contabilidade e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
006 |
Professor I - Graduado em Direito |
01 |
- |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Direito e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
007 |
Professor I - Graduado em Economia |
02 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Economia e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
008 |
Professor I - Graduado em Filosofia |
01 |
- |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Filosofia e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
009 |
Professor I - Graduado em Física |
01 |
- |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Física e 03 (três) anos de experiência no ensino supeior |
R$ 70,00 |
010 |
Professor I - Graduado em História ou Estudos Sociais |
02 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em História / Estudos Sociais e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
011 |
Professor I - Graduado em Letras (Língua Portuguesa / Inglês) |
01 |
- |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Língua Portuguesa / Inglês e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
012 |
Professor I - Graduado em Matemática |
02 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Matemática e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
013 |
Professor I - Graduado em Pedagogia |
02 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização na área de Educação e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
014 |
Professor I - Graduado em Psicologia |
02 |
01 |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização na área de Psicologia e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
015 |
Professor I - Graduado em Química |
01 |
- |
R$ 24,55 por hora/aula |
Com Especialização em Química e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
016 |
Professor II - Graduado em Administração |
04 |
01 |
R$ 29,71 por hora/aula |
Com Mestrado em Administração e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
017 |
Professor II - Graduado em Ciências Biológicas ou Biologia |
02 |
01 |
R$ 29,71 por hora/aula |
Com Mestrado em Ciências Biológicas ou Biologia e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
018 |
Professor II - Graduado em Ciências Sociais |
01 |
- |
R$ 29,71 por hora/aula |
Com Mestrado em Ciências Sociais e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
019 |
Professor II - Graduado em Economia |
02 |
01 |
R$ 29,71 por hora/aula |
Com Mestrado em Economia e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
020 |
Professor II - Graduado em Matemática |
01 |
- |
R$ 29,71 por hora/aula |
Com Mestrado em Matemática e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
021 |
Professor II - Graduado em Pedagogia |
03 |
01 |
R$ 29,71 por hora/aula |
Com Mestrado na área de Educação e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
022 |
Professor II - Psicologia |
06 |
01 |
R$ 29,71 por hora/aula |
Com Mestrado em Psicologia e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
023 |
Professor III - Graduado em Ciências Sociais |
01 |
- |
R$ 37,46 por hora/aula |
Com Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
024 |
Professor III - Graduado em Pedagogia |
01 |
- |
R$ 37,46 por hora/aula |
Com Mestrado e Doutorado na área de Educação e 03 (três) anos de experiência no ensino superior |
R$ 70,00 |
2. A carga horária das aulas será fixada na atribuição de aulas pela Diretoria das Unidades de Ensino Mantidas pela FEA.
CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES
1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste EDITAL, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento e será feita somente pela internet.
2. Os candidatos deverão satisfazer as seguintes exigências:
a) Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, na forma da Lei;
b) Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos para todos os cargos;
c) Estar em gozo dos direitos políticos;
d) Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
e) Possuir nível de escolaridade exigido para o exercício do emprego;
f) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego;
g) Comprovar não possuir antecedentes criminais;
h) Não ser aposentado por invalidez;
3. As inscrições serão efetuadas no período de 15 a 30 de Setembro de 2008, mediante o pagamento em qualquer banco, da TAXA DE INSCRIÇÃO.
AS INSCRIÇÕES SERÃO EFETUADAS SOMENTE PELA INTERNET de acordo com as instruções abaixo:
4. Acessar o site www.mouramelo.com.br ;
5. Localizar o link correspondente ao concurso público;
6. Preencher corretamente o requerimento de inscrição e transmitir os dados pela internet;
7. Imprimir o boleto bancário gerado para pagamento da respectiva taxa de inscrição;
8. O pagamento do valor da inscrição deverá ser efetivado em qualquer agência bancária, até a data de vencimento estipulada no boleto bancário;
9. A inscrição on-line somente será considerada válida após o pagamento do respectivo boleto bancário;
10. O pagamento efetuado fora do período das inscrições implicará na recusa da efetivação da inscrição;
11. Após 4 (quatro) dias úteis do pagamento do boleto, o candidato deverá verificar a confirmação da inscrição no site, imprimindo o comprovante de inscrição.
12. Caso a inscrição não esteja confirmada, enviar e-mail para suporte@mouramelo.com.br
13. A Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda. não se responsabilizará por pedido de inscrição via internet não concluído pelo candidato ou não recebido por fatores de ordem técnica dos computadores, bem como outros motivos técnicos que impossibilitem a transferência de dados.
14. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de opção de cargo, bem como não haverá devolução da importância paga em hipótese alguma.
15. A relação dos candidatos inscritos, que tiverem suas inscrições indeferidas, será divulgada pela comissão de concurso público e caberá recurso no prazo de 3 (três) dias, a contar da data de sua divulgação, ao Senhor Presidente da Comissão. Interposto o recurso e não havendo a manifestação a tempo da Comissão, o candidato poderá participar condicionalmente das provas.
16. As inscrições para as funções/cargos serão examinadas e julgadas pela Comissão do Concurso Publico.
17. Compete ao Presidente da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA o direito de indeferir a inscrição do(s) candidato(s) que não preencher(em) a Ficha de Inscrição de forma completa, correta e legível, ou que fornecer (em) dados comprovadamente inverídicos ou que não atender(em) aos requisitos do presente Edital.
18. Dentro do prazo de 10 (dez) dias, a contar do encerramento das inscrições, será divulgada, a relação dos candidatos com inscrições indeferidas, exceto quando houver qualquer motivo que venha a impossibilitar o cumprimento do aludido prazo.
19. O prazo de inscrição poderá ser prorrogado no caso do número de candidatos serem inferior ao das vagas iniciais a serem preenchidas, ficando a critério da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA a adoção de tal medida.
CAPÍTULO III - DOS DEFICIENTES FÍSICOS
1. Para efeito do que dispõe o inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, as pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo e avaliação das provas, mantidas as condições especiais para adequação da sua aplicação às condições restritivas do deficiente. Ficam assegurados 5% (cinco por cento) das vagas para os portadores de deficiência.
2. O candidato cuja deficiência não for configurada ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado.
3. No ato de sua inscrição no Concurso Público, obriga-se o candidato portador de deficiência a apresentar laudo médico original ou cópia autenticada, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência (art. 39, IV do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999).
4. Os candidatos portadores de deficiência deverão atender a todos os itens especificados neste Edital.
5. Considera-se pessoa portadora de deficiência nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298/99, a que se enquadra nas seguintes categorias:
“I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
II - deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
III - deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
IV - deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização dos recursos da comunidade; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
e) saúde e segurança;
f) habilidades acadêmicas;
g) lazer; e
h) trabalho;
V - deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiências.”
6. Os candidatos portadores de deficiência, para que sejam considerados habilitados, deverão atingir a nota mínima estabelecida para todos os candidatos, sendo expressamente vedado o favorecimento destes ou daqueles no que se refere às condições para sua apuração.
7. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, data, horário e local de realização das provas.
8. Os candidatos portadores de deficiência deverão ainda assinalar na ficha de inscrição o tipo de deficiência de que são portadores, gerando a omissão de tal dado na inclusão dos interessados na lista geral para efeito de realização da(s) prova(s).
8.1. Os candidatos deficientes ou que necessitarem fazer prova especial, deverão solicitar a elaboração das mesmas por escrito à MOURA MELO CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS LTDA, com endereço na Rua Juruá, 78, CEP 09181-550 – Vl. Assunção – Santo André/SP, via SEDEX, até o término das inscrições. No caso da necessidade de tempo adicional para realização dos exames, deverão em igual prazo requerer tal benefício, devendo tal requerimento se fazer acompanhar de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.
8.2. A não solicitação da elaboração de prova especial ou do tempo adicional a que se refere o item anterior, no prazo especificado, implicará na participação do candidato na prestação do(s) exame(s) nas mesmas condições dispensadas aos demais candidatos.
9. O portador de deficiência, se habilitado, mas não classificado nas vagas reservadas, estará automaticamente concorrendo às demais vagas existentes, obedecida a ordem de classificação geral.
10. Na falta de candidatos habilitados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, serão essas preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.
11. A contratação dos candidatos habilitados obedecerá à ordem de classificação, devendo iniciar-se pela lista de pontuação geral, seguida da lista de candidatos portadores de deficiência.
12. O candidato portador de deficiência aprovado e convocado para fim de contratação à função, será submetido previamente a perícia médica realizada pelo Departamento da Saúde da FEA para verificação da compatibilidade de deficiência com exercício das atribuições do emprego.
13. Quando a perícia concluir pela inaptidão do candidato, esse poderá indicar um profissional da área médica no prazo de 3 três dias úteis depois de informado sobre o fato, para compor junta médica que realizará nova inspeção.
14. A junta médica citada no item anterior será constituída em até 3 (três) dias úteis após a indicação do profissional pelo candidato.
15. A junta médica providenciara a realização de novo exame e apresentará sua conclusão no prazo de 05 (cinco) dias úteis sendo que não caberá qualquer recurso da decisão proferida.
16. A deficiência constatada não poderá ser utilizada para justificar concessão de aposentadoria ou de adaptação em outro cargo.
17. Aplicação do percentual Editalício somente será possível a partir a 20ª (Vigésima) classificação de cada emprego durante a vigência do concurso.
CAPÍTULO IV - DAS PROVAS
1. O Concurso constará de provas objetivas de Conhecimentos Básicos, Gerais e Específicos no total de 50 (cinqüenta) questões com 4 (quatro) alternativas, conforme segue:
ENSINO SUPERIOR |
CARGO |
Tipo de Prova Objetiva
Total de 50 questões |
Básicos e Gerais |
Específicos |
SECRETÁRIO GERAL |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OU BIOLOGIA |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM CONTABILIDADE |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM DIREITO |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM ECONOMIA |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM FILOSOFIA |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM FÍSICA |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM HISTÓRIA OU ESTUDOS SOCIAIS |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA / INGLÊS) |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM MATEMÁTICA |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM PEDAGOGIA |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM PSICOLOGIA |
10 |
40 |
PROFESSOR I - GRADUADO EM QUÍMICA |
10 |
40 |
PROFESSOR II - GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO |
10 |
40 |
PROFESSOR II - GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OU BIOLOGIA |
10 |
40 |
PROFESSOR II - GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
10 |
40 |
PROFESSOR II - GRADUADO EM ECONOMIA |
10 |
40 |
PROFESSOR II - GRADUADO EM MATEMÁTICA |
10 |
40 |
PROFESSOR II - GRADUADO EM PEDAGOGIA |
10 |
40 |
PROFESSOR II - GRADUADO EM PSICOLOGIA |
10 |
40 |
PROFESSOR III - GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
10 |
40 |
PROFESSOR III - GRADUADO EM PEDAGOGIA |
10 |
40 |
2. As provas serão compostas de questões de múltipla escolha, valendo cada questão 2 (dois) pontos, e versarão sobre os assuntos constantes dos Programas, que fazem parte do Anexo I do presente Edital, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo no máximo 100 (cem) pontos.
3. Os candidatos aprovados na prova objetiva até 3 (três) vezes o número de vagas oferecidas no certame farão PROVA DIDÁTICA que constará de 1 aula de no mínimo 50 (cinqüenta) e no máximo 60 (sessenta) minutos, ministrada pelo candidato a uma Banca Julgadora composta por três professores da área específica e didática, versando sobre um tema constante dos programas que fazem parte do Anexo I do presente edital, sorteado com 20 H de antecedência, na presença dos candidatos.
4. A prova didática terá a mesma pontuação da prova escrita, ou seja, 100 (cem) pontos.
CAPÍTULO V - DOS TÍTULOS E SUA AVALIAÇÃO
TÍTULOS |
VALOR UNITÁRIO
(PONTOS) |
VALOR MÁXIMO
(PONTOS) |
COMPROVANTES |
Doutor |
05 |
10 |
Diploma, Certificado/Certidão |
Mestre |
03 |
06 |
Diploma, Certificado/Certidão |
Curso de Especialização com carga horária mínima de 360 horas |
02 |
04 |
Diploma, Certificado/Certidão |
Curso de Aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas |
01 |
02 |
Diploma, Certificado/Certidão |
1. Só serão aceitos títulos de Mestrado e Doutorado obtidos em Programas de Pós-Graduação strictu sensu reconhecidos pela CAPES/MEC ou convalidados no Brasil.
2. Somente serão pontuados os Títulos dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, quando concluídos em Instituição de Educação Superior que ministre na mesma área de estudos. Cursos de Pós-Graduação credenciados ou de Graduação reconhecidos pela Legislação vigente.
3. Para os cargos retrocitados, a nota final será correspondente ao total de pontos obtidos nas provas objetivas, somadas aos pontos obtidos nos títulos apresentados, prevalecendo os demais critérios de desempates previstos no presente Edital.
4. Só apresentarão os títulos supracitados, os candidatos da área acadêmica.
CAPÍTULO VI - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS
1. As provas serão realizadas na cidade de Araçatuba – SP de acordo como previsto no edital. Local e horário serão divulgados em até 05 (cinco) dias antes da prova.
2. A avaliação dos candidatos será realizada em duas fases:
1ª FASE:
Prova Objetiva;
2ª FASE:
Prova Didática;
3. A data prevista para a prova da 1ª fase é 19/10/2008 e/ou outras datas que se fizerem necessárias
4. A data prevista para a prova da 2ª fase é 16/11/2008 e/ou outras datas que se fizerem necessárias
5. Serão convocados para a prova didática os candidatos aprovados na prova objetiva até 3 (três) vezes o número de vagas oferecidas pelo cargo no certame.
6. O candidato deverá comparecer ao local determinado para as provas com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estipulado, munido de comprovante de inscrição, cédula de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. Não será permitido o acesso à sala de provas após o horário estabelecido para o início das mesmas. As provas serão realizadas na cidade Araçatuba.
7. Somente será admitido à sala de provas o candidato que apresentar documento que bem o identifique como: Carteira e/ou Cédula de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as do CRC, CREA, OAB, CRM, CRO, etc e a Carteira de Trabalho e Previdência Social bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei n.º 9.503/97).
8. Durante a realização das provas, não será permitida qualquer consulta a livros, cadernos, etc., nem a utilização de instrumentos como máquina de calcular, aparelhos de comunicação de qualquer natureza, telefones celulares, bem como é proibido ausentar-se da sala de provas, a não ser em casos especiais, na companhia de um fiscal. A prova terá a duração de 3 (três) horas.
9. Não será permitido fazer prova em local e horários diferentes do estabelecido, sob quaisquer alegações.
10. A folha de respostas não deverá conter nenhuma rasura sob pena de nulidade da questão.
11. Por questões de direitos autorais e de segurança, os candidatos não poderão levar os cadernos de provas.
12. Os pontos relativos a questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes.
13. Será excluído do Concurso o candidato que:
a) Apresentar-se após o horário estabelecido;
b) Não comparecer ou não realizar a prova seja qual for o motivo alegado;
c) Não apresentar o documento que bem o identifique;
d) Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do Fiscal ou antes de decorrida meia hora do início das provas;
e) For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos ou calculadora;
f) Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;
g) Portar armas;
h) Lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;
i) Não devolver integralmente o material recebido;
j) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.
14. Para fins de fundamentação de eventuais recursos, os cadernos de questões estarão disponíveis para consulta pelos candidatos após o decurso do prazo de 24 (vinte e quatro) horas da aplicação da respectiva prova, no site www.mouramelo.com.br.
15. A EMPRESA NÃO MANDARÁ AVISOS PELO CORREIO. AS DATAS DAS PROVAS SERÃO DIVULGADAS no MURAL DA fea araçatuba, no Jornal Local E NO SITE www.mouramelo.com.br, NO MÍNIMO 5 (CINCO) DIAS ANTES DAS PROVAS.
CAPÍTULO VII - DA PROVA DIDÁTICA
1. A prova didática tem como objetivo apurar a capacidade de planejamento de aula, comunicação e de síntese do candidato, bem como de seu conhecimento da matéria da aula a ser proferida, em nível de graduação, com duração de no mínimo 50 (cinqüenta) minutos e no máximo 60 (sessenta) minutos.
2. O conteúdo da prova didática será sorteado com 20 horas de antecedência de sua realização. A ordem de apresentação da prova didática pelos candidatos será definida por meio de sorteio, no mesmo horário do sorteio do tema.
3. A primeira apresentação dar-se-á 20 horas após o sorteio e as demais em seguida à ordem estabelecida.
4. É imprescindível a presença do candidato no referido sorteio, para que tenha ciência do tema sorteado sobre o qual irá desenvolver sua prova didática, sob pena de ser excluído do processo seletivo.
5. A aula da prova didática visará um dos temas constante do conteúdo programático
6. Poderão ser utilizados quaisquer recursos didáticos compatíveis, sendo disponibilizados pela FEA apenas a lousa. Os demais equipamentos como retro projetor, TV, vídeo, projetor multimídia, computador, etc., deverão ser providenciados pelo candidato por seus próprios meios.
7. O candidato deverá estar presente e assinar a lista de presença na hora marcada em que for convocado para início da prova didática, sendo considerado desistente o que estiver ausente.
8. A prova didática será aplicada por Banca Examinadora constituída por 3 professores da área específica, com titulação igual ou superior à dos candidatos inscritos nas respectivas disciplinas.
9. O nível em que a aula didática será ministrada é de GRADUAÇÃO.
10. Na avaliação da prova didática cada examinador atribuirá ao candidato nota na escala de 0 (zero) a 100 (cem).
11. Não haverá segunda chamada ou repetição da Prova Didática, em hipótese alguma.
CAPÍTULO VIII - DO JULGAMENTO DAS PROVAS
1. A prova objetiva e didática terá caráter eliminatório, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos possíveis.
2. A prova objetiva terá 50 (cinqüenta questões), em que cada questão valerá dois pontos. Total de 100 pontos.
3. Os candidatos aprovados na prova objetiva até 3 (três) vezes o número de vagas oferecidas no certame farão PROVA DIDÁTICA que constará de 1 aula de no mínimo 50 (cinqüenta) e no máximo 60 (sessenta) minutos, ministrada pelo candidato a uma Banca Julgadora composta por três professores da área específica e didática, versando sobre um tema constante dos programas que fazem parte do Anexo I do presente edital, sorteado com 20 h de antecedência, na presença dos candidatos.
4. O não comparecimento às provas inabilitará o candidato automaticamente.
5. Não haverá segunda chamada para nenhuma prova.
6. A data, local e horário das provas serão divulgados em até 5 (cinco) dias antes no mural da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA, no Jornal Local e no site www.mouramelo.com.br.
CAPÍTULO IX - DA CLASSIFICAÇÃO
1. A nota final de cada candidato aprovado nos cargos será obtida na soma da prova objetiva, títulos e prova didática.
2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de nota final.
3. Os candidatos portadores de deficiência serão classificados por ordem decrescente de nota final.
4. Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que possuir:
a) Maior idade;
b) Maior nº de dependentes (cônjuge e filhos).
5. A relação dos aprovados já estará na ordem de classificação pelo item 4.
6. Ainda havendo igualdade, o desempate ocorrerá na nomeação do candidato, por sorteio.
CAPÍTULO X - DOS RECURSOS
1. Revisão de nota e questões de legalidade:
1.1. O candidato poderá apresentar recurso no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados respectivamente, a partir da aplicação das provas, da divulgação dos gabaritos oficiais e da publicação dos resultados das provas.
1.2. O recurso deverá ser interposto por requerimento endereçado à Comissão de Concurso, que determinará o seu processamento. Dele deverá constar o nome do candidato, número de inscrição, número do documento de identidade, cargo pretendido, endereço para correspondência e as razões da solicitação.
1.3. O recurso deverá ser protocolado no Setor de Protocolo na FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA ao Senhor Presidente da Câmara do Município de Santo André.
1.4. Feita a revisão será publicado o resultado final com as eventuais alterações.
CAPÍTULO XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1. A homologação do concurso será feita pelo Sr. Presidente da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA, em até 20 (vinte) dias, contados da publicação do resultado final.
2. A nomeação dos candidatos obedecerá à ordem de classificação, devendo iniciar-se pela lista de pontuação geral, seguida da lista reservada aos portadores de deficiência, observando-se a partir de então sucessiva alternância entre ambas, até o esgotamento das vagas reservadas. Obedecida a ordem de classificação, a posse dar-se-á até 30 (trinta) dias da convocação.
3. O candidato aprovado fica obrigado a submeter-se a perícia médica, a critério da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA, que confirme a capacidade física, mental e psicológica do mesmo para a posse e exercício do cargo de provimento específico a que se submeteu em Concurso Público.
4. A inexatidão das informações ou a constatação de irregularidade em documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do concurso.
5. O Presidente da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA detém o poder para anular as provas de seleção de que trata este EDITAL se assim achar necessário, devendo fundamentar suas razões.
6. O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.
7. A aprovação e a classificação geram para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação, reservando-se a Administração o direito de proceder às nomeações, em número que atenda às necessidades de serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e as vagas existentes.
8. A taxa de inscrição não será devolvida sob hipótese alguma.
9. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA.
10. Possíveis erros de digitação deverão ser corrigidos no próprio local das provas.
11. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do Concurso Público, e não se caracterizando óbice administrativo ou legal, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se pelo período de validade do Concurso Público, os registros eletrônicos a ele referentes.
E para que chegue ao conhecimento de todos e que ninguém possa alegar ignorância, faz baixar o presente EDITAL que será publicado resumidamente na imprensa local, no site www.mouramelo.com.br e afixado no mural da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA - FEA.
Araçatuba, 09 de setembro de 2008.
Prof. Dr. João César Bedran de Castro
Presidente da FEA
ANEXO I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SUGERIDO
Conteúdos Didáticos Pedagógicos para todos os professores (todas as áreas)
1. O ensino superior no Brasil: problemas, desafios e perspectivas.
2. Os valores e a ética na formação do educador.
3. O planejamento educacional num enfoque crítico reflexivo.
4. Elementos básicos do processo de ensino: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
CONHECIMENTOS BÁSICOS E GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA:
Ortografia Oficial; Acentuação; Pontuação; Crase; Classes Gramaticais; Função Sintática dos Termos; Concordância Nominal e Verbal; Regência Nominal e Verbal; Verbos (Pessoas, Tempos, Modos e Vozes); Sinônimos e Antônimos; Figuras de Linguagem, Vícios de Linguagem; Crase; Literatura Brasileira (Autores, obras e estéticas literárias).
GEOGRAFIA:
I - Conhecimentos específicos
1 - O processo de regionalização do território brasileiro.
1.1 - A região e a produção do espaço.
1.2 - Estado, o planejamento e as políticas territoriais.
2 - A geografia e o estudo da população.
2.1 - A geografia da população e a geografia social.
2.2 - A dinâmica demográfica e estrutura populacional.
2.3 - A distribuição territorial e a mobilidade espacial: os movimentos migratórios.
2.4 - Os direitos humanos: a problemática da distribuição de renda, a violência e as minorias.
3 - A industrialização do mundo atual.
3.1 - A internacionalização da economia capitalista e as multinacionais.
3.2 - A distribuição territorial da indústria do mundo.
3.3 - O processo da industrialização no Brasil.
3.4 - A questão energética no Brasil e no mundo.
4 - O processo de urbanização no mundo contemporâneo.
4.1 - A urbanização nos países industrializados e nos países subdesenvolvidos.
4.2 - As metrópoles: sua estrutura interna e as redes urbanas.
4.3 - O processo de urbanização no Brasil.
4.4 - As questões urbanas no final do século XX.
5 - A agricultura e a questão agrária.
5.1 - A industrialização da agricultura.
5.2 - A distribuição territorial da produção agropecuária.
5.3 - A questão agrária no Brasil.
5.4 - Os movimentos sociais no campo e a reforma agrária.
6 - A questão ambiental.
6.1 - As regiões morfoclimáticas do globo.
6.2 - Os domínios morfoclimáticos do globo.
6.3 - A política e os problemas ambientais no Brasil.
6.4 - Os movimentos ecológicos e a conservação dos recursos naturais.
7 - A geografia e a Geopolítica Mundial.
7.1 - A geopolítica mundial no século XX.
7.2 - Mudanças na divisão internacional do trabalho no século XX e a regionalização mundial.
7.3 - A formação dos blocos políticos e econômicos no pós 2ª Guerra.
7.4 - As transformações recentes na URSS e no leste europeu.
8 - Geografia e cartografia.
HISTÓRIA:
I - Conhecimentos Específicos
1 - Dominação e Conflitos sociais.
1.1 - Cidadania e escravidão na Antigüidade.
1.2 - Servidão e senhores feudais.
1.3 - Religião e tensões sociais: heresias e inquisição.
1.4 - Confrontos culturais entre a Europa Ocidental e o mundo árabe na época das descobertas.
1.5 - Cultura indígena americana e a luta pela terra.
1.6 - Lutas sociais nas áreas rurais do Brasil: messianismo, Canudos e Contestados.
2 - Estados nacionais, imperialismo e revoluções.
2.1 - Expansão colonial e formação dos estados nacionais.
2.2 - Relação entre colonizadores e povos nativos da América.
2.3 - A denominação burguesa e os movimentos revolucionários (sec. XVIII e XIX).
2.4 - Os processos de independência da América e do Brasil.
2.5 - Imperialismo, nacionalismo e conflitos mundiais no século XX.
2.6 - Revoluções socialistas do século XX na Europa e na América.
3 - A era industrial e as sociedades urbanas
3.1 - A era industrial e as sociedades urbanas
3.2 - Revolução industrial e transformações nas relações de trabalho.
3.3 - Aspirações de viver moderno: do iluminismo ao modernismo.
3.4 - Liberalismo monarquia brasileira e a questão do trabalho escravo
3.5 - Imigração e crescimento urbano no Brasil.
3.6 - Industrialização, populismo na América Latina e no Brasil.
3.7 - Militarismo e ditaduras na América Latina e no Brasil.
FATOS DA ATUALIDADE NO BRASIL E NO MUNDO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
SECRETÁRIO GERAL
Características básicas de organizações formais: Tipos de estrutura organizacional, Natureza; Finalidade e critério de departamentalização; Processo organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle e Avalização; Estrutura e funcionamento do serviço público no Brasil; Sistema de controle e andamento de processos administrativos; Legislação educacional; Rendimento escolar; Didática; Formação continuada e qualificação profissional; LDB e suas alterações; Globalização e modernidade; Avaliação educacional; Planejamento educacional e políticas públicas.
PROFESSOR - GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO
A administração diante das mudanças; complexidade das organizações; principais desenvolvimentos teóricos e práticos do conhecimento administrativo; teoria da estrutura das organizações; reengenharia organizacional; criatividade e inovação empresarial; paradigmas organizacionais; parcerias e envolvimento das diversas áreas organizacionais; análise de alternativas de estrutura organizacional diante de diferentes ambientes e contextos; condicionantes da estrutura organizacional; implantação da estrutura organizacional; Principais movimentos da Teoria da Administração, contextualizando os conceitos e as práticas gerenciais dentro das características temporais de cada teoria; Serão abordados os seguintes tópicos: abordagem clássica da Administração; abordagem humanística da Administração; abordagem neoclássica da Administração e Decorrências da Abordagem neoclássica; Teorias de Organização, observados os conceitos e as contextualizações de cada teoria; Serão abordados os seguintes tópicos: Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental da Administração; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Abordagem sistêmica da Administração; Abordagem Contingencial da Administração; Modernas técnicas de Organização, Sistemas e Métodos e Informação, de modo a permitir sua aplicação prática, a partir de uma base conceitual apoiada na teoria de sistemas; Comunicação aplicada à empresa; visão generalista da organização; visão generalista de métodos; informação integrada à organização, métodos e sistemas; tecnologia da informação; conceito de sistemas – enfoque avançado empresarial; Conceito e evolução da Administração da Produção; funções gerenciais; projeto do Sistema de Produção; planejamento estratégico de manufatura; Conceitos gerais e evolução da administração de materiais; funções e objetivos da administração de materiais; localização e alcance da administração de materiais nas organizações; normalização e qualidade; armazenamento de materiais; Logística; funções de compras; a organização e o pessoal de compras; compra, qualidade e preço; fornecedores; fabricar ou comprar; controle de materiais; novos sistemas de gerenciamento de materiais; Conhecimento das principais atividades e procedimentos dos subsistemas da gestão de Pessoal nos diferentes níveis da organização e familiarizar o processo de formulação de políticas específicas da área; contexto histórico; administração de RH nas organizações; planejamento de RH e sua vinculação com o planejamento organizacional; administração de RH em diferentes realidades organizacionais; Modelos de Gerenciamento de RH e políticas de Pessoal ; Função financeira na empresa; análise de balanço; administração de capital de giro; administração de caixa; administração de valores a receber; administração financeira de estoques; planejamento e controle financeiro; O papel e o propósito de Marketing; gerenciamento e processo de Marketing; questões sociais, ambientais e éticas do Marketing; O ambiente do processo decisório; pesquisa de mercado; mercado consumidor: análise, segmentação e classificação de produto; o mercado empresarial; comportamento de compra dos consumidores; produto; estratégia de produto; decisões de preço.
Indicações Bibliográficas:
01. Maximiano, Antonio Cesar Amaru - Teoria Geral da Administração - Edição Compacta. Editora Atlas.
02. Vasconcelos, Isabella F. Gouveia de; Motta, Fernando Cláudio Prestes - Teoria Geral da Administração - 3ª Ed. 2006. Editora Thomson Pioneira.
03. Robbins, Stephen Paul - Administração - Mudanças e Perspectivas. Editora Saraiva.
04. Chiavenato, Idalberto - Princípios da Administração - O Essencial em Teoria Geral da Administração. Editora Elsevier – Campus.
05. COCURULLO, Antonio - Gestão de riscos corporativos. Editora Price Water House Coopers, 2004.
06. WAHBA, Claude – Rentabilidade: saindo da teoria e partindo para a prática. Gráfica Editora Hamburg, 1993.
07. FERNANDES, Fábio - Empreendedorismo e estratégia. Editora Campus, 2002.
08. MELO NETO, Francisco P. de; FROES, César. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 208p.
09. PINA, Vitor Manuel Dias de Castro. Manual para diagnóstico de administração de empresas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987. 199p.
10. TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002. 380p.
11. DAVEL, Laerth R. G. Técnica de gerência. Vitória: Laerth R. G. Davel, 2004. 734p.
12. WALKER, Ian. Comprando uma empresa com dificuldades financeira. 1. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 206p.
13. NORMANN, Richard. Administração de serviços: estratégia e liderança na empresa de serviço. Traduzido por . São Paulo: Atlas, 1993. 208p.
14. STREBEL, Paul. Breakpoints: como as empresas exploram mudanças radicais nos negócios. São Paulo: Atlas, 1993.
15. FERNANDES, Fábio. Empreendedorismo e estratégia: on entrepreneurship. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 202p.
16. SALIM, César Simões et al. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. 2. ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier; Campus, 2003. 252p.
17. COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica. São Paulo: Saraiva, 2002. 292p.
18. LONGENECKER, Justin G; MOORE, Carlos W; PETTY, J. William. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books, 1998. 868p.
19. GARRETT, Alexandre; DIAS, Fernando Luis. Grandes idéias líderes especiais empresas vitoriosas: o ato de gerenciar pessoas com sucesso. São Paulo: Editora Gente, 2003. 148p., il.
20. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OU BIOLOGIA
Bioestatística; Biofísica; Biologia Celular; Botânica; Educação Ambiental; Ecologia; Embriologia/Histologia; Fisiologia animal; Fundamento de Anatomia; Genética; Introdução ao Estudo de Biologia; Metodologia do Ensino das Ciências Naturais; Microbiologia; Neuropsicologia; Parasitologia; Psicofarmacologia; Zoologia; Biologia Aplicada; Fisiologia; Neuroanatomia Funcional.
Indicações Bibliográficas:
01. DETHIER, Vincent Gaston; STELLAR, Eliot. Comportamento animal. 1. ed. São Paulo: EDUSP; Edgard Blücher, 1973. 151p.
02. JOHN, Bernard; LEWIS, Kenneth R. Hierarquia cromossômica: introdução à biologia dos cromossomos. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC; EDUSP, 1979. 170p.
03. BOLD, Harold Charles; Trad. de Antonio Lamberti1. Reino vegetal, O. 1. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1972. 189p.
04. MODESTO, Zulmira Maria Motta e ou. Botânica. 1. ed. São Paulo: EPU, 1981.
05. ORR, Robert T.; Trad. de Fernando C. Arrubarrena. Biologia dos vertebrados. 2. ed. México: A.I.D., s.d. 461p.
06. VIEIRA, Enio Cardielo; Giovanni Gazzinelli e outros. Bioquímica celular e biologia molecular. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1991. 360 Il.p.
07. DURÁN, José Enrique Rodas. Biofísica: fundamentos e aplicações. São Paulo: Prentice - Hall, 2003. 318p.
08. ROBERTIS, E. M. F. de; HIB, José. De Robertis: bases da biologia celular e molecular. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 418p.
09. MURRAY, Robert K et al. Harper: Bioquímica. 8. ed. São Paulo: Atheneu, 1998. 860p.
10. ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1997. 1294p.
11. FARAH, Solange Bento. DNA: segredos e mistérios. São Paulo: Sarvier, 1997. 276p.
12. RIDLEY, Matt. As origens da virtude: um estudo biológico da solidariedade. Rio de Janeiro: Record, 2000. 332p.
13. ALMEIDA JUNIOR, Antônio Ferreira de. Biologia educacional: noções fundamentais. 17. ed. São Paulo: Nacional, 1962. 555p.
14. LINHARES, Sérgio. Biologia Hoje: citologia histologia origem da vida. 13. ed. São Paulo: Ática, 2002. v. 1. 408p.
15. LINHARES, Sérgio. Biologia Hoje: genética, evolução, ecologia. 10. ed. São Paulo: Ática, 2002. v. 3. 422p.
16. BERNE, Robert M. et al. Fisiologia. 4. ed. Rio de janeiro: Guanabara, 1998. 1034p.
17. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Introdução às Ciências Sociais; Sociologia, Sociologia e Aspectos Psicossociológicos; Antropologia; Família e Sociedade; Estudos Brasileiros; Evolução das Idéias Políticas e Sociais; Desenvolvimento humano; Poder e Administração Local; Relações entre esferas públicas e privadas; Comportamento do Consumidor; Ética Profissional e Cidadania; Desenvolvimento Sócio-econômico.
Indicações Bibliográficas:
01. Constituição da República Federativa do Brasil. Título VIII- Da Ordem Social- Capítulos I e II.
02. Iamamoto, Marilda Vilela – O Serviço Social na Contemporaneidade, Trabalho e Formação Profissional- Editora Cortez
03. Iamamoto, Marilda Vilela & Carvalho, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico –metodológica. São Paulo, Cortez, Celats, 1985.
04. Faleiros, Vicente de Paula. Saber Profissional e Poder Institucional. São Paulo, Cortez, 1991.
05. Souza, Maria Luiza – Desenvolvimento de Comunidade e Participação – Editora Cortez.
06. Sposati, Aldaiza de Oliveira et alii. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras; uma questão de análise. São Paulo, Cortez, 1985.
07. Sposati, Aldaiza de Oliveira et alii. O direito (dos desassistidos) social. São Paulo, Cortez, 1989.
08. Raichelis, Raquel. Esfera Pública e Conselhos de Assistência Social: caminhos da construção democrática. São Paulo, Cortez, 1998.
09. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.
10. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.
11. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.
12. Programa nacional de vigilância sanitária. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.
13. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.
14. Vieira, Balbina Ottoni – Historia do Serviço Social – Editora Agir.
15. Faleiros, Vicente de Paula – Estratégia em Serviço Social - Editora Cortez.
16. Elias Norbert. Mudanças na balança Nós-Eu. In “A sociedade dos indivíduos”. Rio de Janeiro, Zahar, 1994.
17. KERLINGER, Fred Nichols. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU; EDUSP, 2003. 378p.
18. CARMO, Paulo Sérgio. Sociologia e sociedade pós - industrial: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2007. 229p.
19. LEI Nº 8.662, DE 07 DE JUNHO DE 1993 – Código de Ética Profissional do Assistente Social, que dispõe sobre a profissão do Assistente Social.
20. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
21. LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.
22. LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.
23. LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social.
24. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM CONTABILIDADE
Informações sobre as entidades. Contabilidade: Objeto e Objetivos. Patrimônio e Patrimônio Líquido. O Balanço Patrimonial. Noções de Débito e Crédito. Registros Contábeis através de Balanços Sucessivos e das Partidas Dobradas. Princípios Contábeis. Fatos Contábeis. Estruturação das Demonstrações Contáveis a partir do Registro de Operações. Estrutura do Balanço Patrimonial - estudo de grupos e contas; Estrutura da DRE - estudo de grupos e contas; Lançamentos contábeis - operações de compra e venda e impostos respectivos; Depreciação - cálculo e contabilização; Provisão para Devedores Duvidosos - cálculo e contabilização; Controle de Estoques - Inventários (Tipos de inventários, métodos de custeio); Balancete de Verificação; Encerramento das contas de resultado; Estrutura do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício; Variações Monetárias Ativas e Passivas e Resultado Financeiro Líquido. Estrutura e Elaboração da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); da Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL); da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e Notas Explicativas. Objetivos da análise de demonstrações contábeis. Estudo da estrutura das demonstrações contábeis. Processo e análise. Análise das estruturas patrimonial e operacional. Análise econômica e análise financeira. índices técnicos do mercado de capitais. Limitações da análise das demonstrações contábeis para a análise econômico-financeira. Relatórios. A importância da teoria contábil. A contabilidade e a legislação brasileira. Princípios de contabilidade. O ativo e sua mensuração. O passivo e sua mensuração. A mensuração das receitas, despesas e lucro. A mensuração do patrimônio líquido. A pesquisa em contabilidade. Contabilidade Internacional - Conceituação; Distinção entre conversão de demonstrações contábeis e contabilidade em moeda estrangeira; Taxas de conversão; Métodos de conversão; Adoção da metodologia FASB nas conversões; Contabilidade Internacional - Procedimentos Contábeis De Outro Países; Órgãos regulamentadores; Princípios contábeis; Diferenças entre os princípios contábeis deste país e o brasileiro; Metodologia adotada pelo FASB 52; Critérios gerais do FASB 52; Norma FASB 52; conversão de itens monetários; Conversão de itens não monetários; Ganhos e perdas na conversão; Conta de ajustes dos ganhos e perdas; Balanço Patrimonial; Demonstração de Resultado; Demonstração de Lucros Acumulados; Demonstrativo de Ganhos e Perdas na Conversão; Demonstrativo da Conta de Ajustes Correntes na Tradução Holding e grupo econômicos: conceitos e definições; Órgão reguladores: CVM, Abrasca, Banco Central, Ibracon, etc; Tópicos especiais dos relatórios contábeis obrigatórios: Doar (Fluxo de Caixa), Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, DMPL; Avaliação de investimentos; Ágio e Deságio na aquisição de investimentos; Cias de capital aberto. Relatórios da administração; Consolidação - Conceitos iniciais; Consolidação - transações intercompanhias, e tratamento das participações minoritárias nos lucros não realizados; Incorporação; Cisão; Fusão; Dissolução, liquidação e extinção de sociedades; Contabilidade de matriz e filiais
Estrutura Conceitual da Contabilidade; A Conta Mercadorias; Custos; Contabilidade Pública; Orçamento Público; Patrimônio Líquido; Avaliação de Investimentos pelo Patrimônio Líquido; Método da Equivalência Patrimonial; Operações inter-companhias (coligadas e controladas); Reavaliação de Bens; Ganhos ou Perdas de Capital; Demonstrações Contábeis; Demonstração do Valor Adicionado (DVA); Demonstrações Financeiras Consolidadas; Análise das demonstrações financeiras: Os Tributos; Auditoria e Perícia Contábil; Sistema Financeiro Nacional.
Análise de Balanço.
Auditoria.
Contabilidade:
· Geral
· Social
· Gerencial
Indicações Bibliográficas:
01. ANGÉLICO, João. Contabilidade Pública. 8ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1994.
02. KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública. 4ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1995.
03. IUDÍCIBUS, Sérgio. Teoria da Contabilidade. 3ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1993.
04. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações - FIPECAFI. 4ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1994.
05. GIACOMONI, James. Orçamento Público. 13º edição, São Paulo, Editora Atlas, 2007.
06. PWELSON, John P. Contabilidade Econômica. 1. ed. México: F. de C. Econômica, 1958. 538p.
07. FLORENTINO, Américo Matheus. Teoria de análise contábil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1965. 349p.
08. SÁ, Antonio Lopes de. Contabilidade das sociedades anônimas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1967. 252p.
09. PLACCO, Sylvio. Estrutura e análise de balanços: pad. de balanço dem. financeira, correc. monetária. 1. ed. São Paulo: Estrutura, 1982. 136p.
10. GOUVEIA, Nelson. Contabilidade básica. 2. ed. São Paulo: HARBRA, 1993. 473p.
11. PEREZ JUNIOR, José Hernandes; OLIVEIRA, Luis Martins de. Contabilidade avançada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 253p.
12. OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1997. 176p.
13. Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (atualizada).
14. Lei 4.320 de 17 de março de 1964 (atualizada).
15. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM DIREITO
Estrutura jurídica do país; Administrador / empresa e administração pública; legislação básica; aspectos teóricos e práticos; novas tendências do direito público; Direito Civil e Comercial; novas tendências do Direito Civil; Direito Trabalhista e Previdenciário; relações e transações entre pessoas físicas e jurídicas de Direito Público e Privado. Conceitos e aplicações do Direito Comercial; Legislação comercial; atividade comercial e instrumentos jurídicos; fontes do Direito Comercial; registro do comércio a agentes auxiliares; legislação anti-truste; Responsabilidade penal; Legislação Trabalhista e do Direito do Trabalho, solução dos problemas típicos da área; Serão abordados os seguintes tópicos: história geral do Direito do Trabalho; direito do Trabalho no Brasil; figuras jurídicas: Empregador e Empregado; contrato de trabalho; organização Sindical no Brasil e justiça do Trabalho; Legislação Tributária Brasileira, processo de análise e tomada de decisão sobre o fator tributos no processo de gerenciamento da empresa Serão abordados os seguintes tópicos: noções gerais; sistema tributário nacional; impostos; normas gerais do Direito Tributário; contribuições e impostos; taxas; técnicas tributárias; fato gerador; lançamentos contábeis; crédito tributário; administração tributária; tributação internacional; Fundamentos de direito público e privado; Aplicação de normas jurídicas aos fatos econômicos; Tipos de sociedades comerciais; Títulos de crédito; Sistema tributário nacional; Leis trabalhistas; Contexto histórico e social da Computação; Principais áreas de atuação do profissional; Similaridades e diferenças com outras áreas científicas e profissionais; Usos, abusos e limites da tecnologia de computadores; Associações profissionais; Responsabilidades sociais (por exemplos segurança e privacidade); Código de ética; Propriedade intelectual - formas de proteção: patentes, direitos autorais, segredos industriais, marcas registradas.
Indicações Bibliográficas:
1. SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 8ª edição. Malheiros Editores, São Paulo, 1992.
2. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 20ª edição, Malheiros Editores São Paulo, 1992.
3. ICHIARA, Yoshiaki. Direito Tributário. 6ª Edição, Editora Atlas. São Paulo. 1994.
4. NUNES, Elpidio Donizete – Curso Didático de Direito Processual Civil. Editora Belo Horizonte, 2003.
5. Novo Código Civil (atualizado).
7. Código de Processo Civil.
8. Código Tributário Nacional.
10. Outros Livros que abrangem o programa proposto
PROFESSOR - GRADUADO EM ECONOMIA
Macro-economia: Agregados macroeconômicos, do modelo renda-despesas e o fluxo do comércio internacional; Os grandes agregados macroeconômicos; teoria do consumidor e da empresa; política de estabilização; abordagens teóricas; análise de cenários econômicos; elaboração de políticas econômicas; inter-relações entre o setor financeiro e o setor real da economia; Micro-economia: Oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado e estudar o processo de produção e de custos; Serão abordados os seguintes tópicos: estudo microeconômico; teoria do consumidor; abordagem ordinal e cardinal; demanda; elasticidade preço e elasticidade renda; teoria da firma e teoria da produção; teoria de custos e oferta; elasticidade; modelos de formação de preços; concorrência pura e perfeita e concorrência monopolista; monopólio e oligopólio; Panorama abrangente e analítico do processo do capitalismo no Brasil; Introdução à Economia Brasileira; a República Velha; o primeiro governo Vargas; do pós guerra ao plano de metas; a crise dos anos 60 e o PAEG; do milagre econômico à desaceleração do crescimento; a dívida externa; a crise dos anos 80 e o processo de ajuste; o plano real e as reformas estruturais; problemas econômicos nacionais e conseqüências sociais; a realidade econômica atual do Brasil e perspectivas; Conceitos teóricos e práticos básicos para um adequado entendimento das instituições, dos títulos existentes e dos processos de intermediação financeira que caracteriza o mercado financeiro brasileiro; Serão abordados os seguintes tópicos: sistema financeiro nacional; instituições financeira; intermediação financeira; ativos financeiros; estrutura dos mercados; alternativas financeiras de captação e aplicação de recursos; formação das taxas de juros; mercado de ações e mercados futuros.
Economia – Sub-área:
· Agrícola
· Planejamento Regional e Urbano
· Monetária
· Setor Público
· Brasileira Contemporânea
. Internacional
· Formação Econômica do Brasil
· Teorias Macroeconômica e Microeconômica
Indicações Bibliográficas:
01. PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A crise do Estado: ensino sobre a economia brasileira. São Paulo: Nobel, 1992. 195p.
02. MONTELLO, Jessé. Estatística para economistas. 1. ed. Rio de Janeiro: APEC, 1970. 333p.
03. SINGER, Paul. Aprender economia. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 183p.
04. CARDOSO, Fernando Henrique; Bernardo Sorj, Maurício Font. Economia e movimentos sociais na AméricaLatina. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. 323p.
05. Karl Marx - Para uma Crítica da Economia Política.
06. Outros livros que abrangem o programa proposto
PROFESSOR - GRADUADO EM FILOSOFIA
Introdução à Filosofia; Principais formas históricas dos discursos filosófico e científico; A função crítica da Filosofia; Teorias sobre a produção do conhecimento científico; Os problemas da teoria do conhecimento contemporâneo; Fundamentos filosóficos da prática educacional: explicitação e análise crítica; Relação teoria e prática educativa; Autores clássicos e contemporâneos.
Indicações Bibliográficas:
01. MONDOLFO, Rodolfo. Problemas e métodos de investigação na história da filosofia. Traduzido por . 1. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1969. 298p.
02. SANTOS, Mário Ferreira dos. Convite à filosofia e a história da filosofia. 1. ed. São Paulo: Logos, 1961. v. 5. 213p.
03. CHARBONNEAU, Paul-Eugene. Curso de filosofia: lógica e metodologia. São Paulo: EPU, 1986. 159p.
04. JERPHAGNON, Lucien. História das grandes filosofias. Traduzido por. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 341p.
05. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003. 158p.
06. FROST JÚNIOR, S. E. Ensinamentos básicos dos grandes filósofos. Traduzido por. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 1961. 284p.
07. RODIS-LEWIS, Genevieve. Descartes : uma biografia. Traduzido por . Rio de Janeiro: Record, 1996. 291p.
08. BORNHEIM, Gerd A. (org.). Os filósofos pré-socrático. São Paulo: Cultrix, 2000. 128p.
09. DURANT, Will. Os grandes filósofos: Platão. Rio de Janeiro.
10. DURANT, Will. Os grandes filósofos: Voltaire. Rio de Janeiro.
11. GILES, Thomas Ransom. Dicionário de filosofia: termos e filósofos. São Paulo: EPU, 1993. 262p.
12. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM FÍSICA
Grandezas e medidas físicas, Reflexão e refração da luz, Espelhos e lentes, Instrumentos óticos, Mecânica Newtoniana, Velocidade e aceleração, Tipos de movimento e composição, Massa, Leis de Newton, Noções de estática e equilíbrio, Noções sobre a Lei da Gravitação Universal, Trabalho e energia, Princípio da conservação da energia mecânica, Colisões, Movimentos periódicos, Eletrostática, Campo elétrico: Lei de Gauss, potencial elétrico, diferença de potencial, Circuitos elétricos de corrente contínua, Lei de Ohm, Instrumentos de medidas, Resistores e associações, Circuito simples de corrente contínua, Divisor de tensão, Gerador elétrico, Ponte de Wheaststone; A luz e a física quântica; Fontes de Luz; Irradiadores de cavidade; A fórmula de Planck da Radiação; O Efeito Fotoelétrico Clássico e Quântico; A teoria de Einstein sobre o fóton; Quantização das energias atômicas: o modelo de Bohr; Ondas e Partículas; Mecânica ondulatória; O princípio da Incerteza; A experiência de Michelson-Morley; Conseqüências dos postulados de Einstein; A dilatação dos tempos e a contração dos espaços; O efeito Doppler; A transformação de Lorentz; O paradoxo dos Gêmeos; Momento e Energia Relativística; Introdução à Relatividade Geral.
Indicações Bibliográficas:
01. BECHERT, Karl; GERTHSEN, Christian. Física atômica: teoria de la estructura del atomo. 3. ed. México: UTEHA, 1961. v. 3. 163p.
02. GOLDEMBERG, José. Física geral e experimental. São Paulo: Nacional; EDUSP, s.d. 418p.
03. OMOTE, Noriyasu. Curso básico de física: termologia, óptica e ondas. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1982. v. 2. 247p.
04. SINGER, Francisco L.. Tratado de eletricidade. 14. ed. Buenos Aires: HASA, s.d.. 399p.
05. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física: Física moderna: mecânica quântica, relatividade e a estrutura da matéria. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 3. 285p.
06. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM HISTÓRIA OU ESTUDOS SOCIAIS
GERAL - Antigüidade clássica - o mundo greco-romano; O mundo Medieval; A modernidade Européia: transcrição do feudalismo para o capitalismo; A formação do Mundo Contemporâneo; O período entre guerras; A Segunda Guerra Mundial (1939/1945); O Mundo após a Segunda Guerra Mundial; O Terceiro Mundo;
BRASIL - A ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena; Principais características da Colonização Portuguesa no Brasil; A Corte Portuguesa no Brasil; O Império Brasileiro; A República Velha; A Era Vargas; A República contemporânea: do populismo ao militarismo; A Nova República.
História da Educação Brasileira;
História do Brasil, da comunicação e Artes;
História Econômica Geral;
História do Pensamento Econômico;
História da Comunicação, Cultura e Artes.
Indicações Bibliográficas:
01. LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro, 2006.
02. CANTU, Césare. História universal. São Paulo: EDAMERIS, 1968. v. 10. 209p.
03. KOIFMAN, Fábio. Presidentes do Brasil. São Paulo: Cultura, 2002.
04. MICELI, Sérgio. História das ciências sociais no Brasil. 1. ed. São Paulo: IDESP; Revista dos Tribunais; Vértice, 1989. v. 1. 488p.
05. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987. 158p.
06. MONTEIRO, Hamilton M.. Brasil império. 1. ed. São Paulo: Ática, 1986. 80p.
07. JERPHAGNON, Lucien. História das grandes filosofias. Traduzido por. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 341p.
08. CUNHA, Luiz Antonio. A universidade reformada: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. 332p.
09. História dos países baixos. Países Baixos: Ministério dos negócios estrangeiros, 1998. 72p.,
10. CARDOSO, Miriam Limoeiro. Ideologia do desenvolvimento Brasil: JK - JQ. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 459p.
11. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM LETRAS (INGLÊS)
Metodologia do ensino da língua estrangeira; Proposta curricular da língua estrangeira moderna; O ensino de língua para a comunicação; Dimensões comunicativas no ensino de inglês; Construção da leitura e escrita da língua estrangeira; A linguagem oral do inglês; Aspectos gramaticais da língua inglesa; Parâmetro curricular nacional; (volumes: introdução, temas, transversais e língua estrangeira).
I - English Language
1 - Phonology
2 - Syntax and Morphology
3 - Reading Techniques
II - Literature
1 - English and American Literature: Historial Background
2 - Remarkable written in English and American Literature
III - Theory and Teaching Practice
1 - Foreign language searching methods in the 20 th century
2 - Communicative approach
3 - The integration of the four abilities
4 - Techniques and resources
5 - Cultural dimension of foreign language searching
6 - Textbook evolution
7 - Language Assessment
Indicações Bibliográficas:
1. AMOS, Eduardo, PRESCHER, E., Simplified grammar book – São Paulo. Moderna, 2001.
2. JELIN, Israel, English – A high school course book – São Paulo. FTD, 1995.
3. HOLLAENDER, Arnon, SANDERS, S., Keyword: a complete English course – São Paulo – Moderna, 1995.
4. LIBERATO, Wilson Antônio, Compact English book – Inglês (Ensino Médio) I. São Paulo – FTD, 1998.
5. MARQUES, Amadeu, Password: English # One – São Paulo. SP. Ática, 1998.
6. MURPHY, Raymond, Essential Grammar in Use – Cambridge – Cambridge University Press, 1996.
7. PATERSON, Ken, Grammar Spectrum I – English rules and practice – Elementary – Oxford, Oxford University Press, 1997.
8. PRESCHER, Elisabeth, PASQUALIN, E., AMOS, E., Graded English: volume único – São Paulo. Moderna, 2000.
PROFESSOR - GRADUADO EM MATEMÁTICA
Conjuntos; Números Naturais; Números Inteiros; Números Racionais; Números Reais; Sistema de Numeração Decimal; Sistema Métrico Decimal de Medidas de: Comprimento, Superfície, Volume, Capacidade, Massa e Tempo; Sistema Monetário Brasileiro; Equações; Inequações e Sistemas de 1º e 2º Graus; Razões e Proporções; Regra de Três; Cálculo Algébrico; Potenciação e Radiciação; Funções de 1º e 2º graus; Função Modular; Função Exponencial e Logarítima; Progressões (PA e PG); Trigonometria; Matrizes; Determinantes e Sistemas Lineares; Probabilidade; Números Binomiais e Binômio de Newton; Números Complexos; Polinômios e Equações Algébricas; Matemática Financeira; Estatística e Geometrias.
Indicações Bibliográficas:
1. LIMA, Elon Lages . ÁLGEBRA LINEAR. Coleção Matemática Universitária. IMPA. Rio de Janeiro. 2000.
2. CARLOS, A Callioli, Hygino H. Domingues, Roberto C. F. Costa. ÁLGEBRA LINEAR E APLICAÇÕES. Editora Atual. São Paulo. 1988.
3. HOFFMAN, Kenneth and Kunze, Ray. LINEAR ÁLGEBRA. Prentice-Hall, Inc. Engle Wood Cliffs. 1961.
4. LIMA, Elon Lages. ANÁLISE REAL (Coleção Matemática Universitária). IMPA. Rio de Janeiro. 2001.
5. LIMA, Elon Lages. CURSO DE ANÁLISE. Vol. I 2a Edição (Projeto Eculides). IMPA. Rio de Janeiro. 1999.
6. WILLIAM E. Boyce. EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ELEMENTARES E PROBLEMAS DE CONTORNO. 1979.
7. FIGUEIREDO, Djairo Guedes de., Neves, Aloisio Freiria. EQUAÇÕES DIFERENCIAIS APLICADAS. Rio de Janeiro. Instituto de Matemática Pura e Aplicada. CNPq. 1997 (Coleção Matemática Universitária).
8. LEITHOLD, Louis. O CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA. Vol. I e II. Harbra. São Paulo. 1982.
9. GUIDORIZZI, H. A . CÁLCULO. Vol. I e II. Ao Livro Técnico. Rio de Janeiro. 1985.
10. SPIEGEL, M.R. VARIÁVEIS COMPLEXAS. Coleção Schaum – Mc Graw- Hill.
11. NETO, Alcides Lins. FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL COMPLEXA. Projeto Euclides, IMPA, 1997.
12. ÁVILA, Geraldo S.S. FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL COMPLEXA, Rio de Janeiro, Livro Técnico e Científico S.A-1974.
13. GONÇALVES, Adilson. INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA. Projeto Euclides, LTC Editora, 1979.
14. GARCIA, Arnaldo & LEQUAIN, Yves. ÁLGEBRA: UM CURSO DE INTRODUÇÃO. Projeto Euclides, LTC Editora, 1988.
PROFESSOR - GRADUADO EM PEDAGOGIA
O processo de reconstrução e reorganização da experiência pedagógica; A educação como processo pelo qual ocorre o desenvolvimento das potencialidades; Os significados de cultura e educação; O conceito de pedagogia; A pedagogia critica; A prática pedagógica como estudo do fenômeno da educação em seu sentido abrangente; A Didática: situação atual e prospectiva; Os valores e a ética na formação do educador; Elementos básicos do ensino: Objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação e planejamentos, num enfoque crítico reflexivo; Estudo das teorias pedagógicas; Análise das teorias educacionais, confrontando-as com as práticas escolares, proporcionando estudos e pesquisas, tendo em vista a construção de uma didática que atenda aos desafios do processo ensino/aprendizagem; A Didática hoje; O sistema educacional brasileiro e a educação superior; Legislação do ensino fundamental e médio; As normas constitucionais; Os sistemas de ensino, o ensino fundamental, médio e superior; Fundamentos filosóficos, históricos, antropológicos, políticos, sócio-econômicos, lógicos, epstemológicos e normativos do currículo e dos programas; Filosofia e currículo: paradigmas e conceitos; Condições materiais da escola e currículo do ensino fundamental e médio; O movimento curricular no Brasil.
Didática; Estrutura e Funcionamento do ensino;
Fundamentos da:
· Metodologia da Educação Infantil
· Pedagogia
· Teórico – Metodológico da Educação
· Metodologia do Ensino
· Da Matemática.
· Em Ciências Naturais
· Da Educação Artística
· Prática e Pesquisa em Educação.
· Planejamento estratégico e participativo do trabalho pedagógico; Políticas educacionais e avaliação institucional;
· Práticas Pedagógicas I:
· Em Educação Infantil;
· Ensino Fundamental;
· Gestão Escolar.
· Princípios e Métodos da Administração e da Gestão Escolar.
Indicações Bibliográficas:
ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar. São Paulo: Cortez.
ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores. Portugal: Porto, 1996. (coleção CIDINE).
AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 2º ed. São Paulo: Summus, 1996.
Brasil, MEC, A Nova LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
COLL, César. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 1998.
COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
DALMÁS, Ângelo. Planejamento Participativo na Escola: Elaboração, Acompanhamento e Avaliação. 5ª Edição. Editora Vozes. Petrópolis, 1977.
DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA. Lei nº 8069, de 13/07/1990.
FERREIRA, Naura S. C.(org.) Supervisão Educacional para uma escola de qualidade – da formação à ação. 5.ed São Paulo: Cortez, 2006.
FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo. Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: Introdução à Pedagogia do conflito. 6ª edição. São Paulo. Cortez – Autores Associados, 1985.
GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 2. ed. Petrópolis, Vozes.
GROSSI, Esther Pillar, (org). Paixão de Aprender. Petrópolis. Vozes, 1992. São Paulo. Cortez, 1995.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, EDUSP, 1980.
KAMII, Constance. A Criança e o Número. Campinas: Papirus, 1986.
KAUFMAN, Ana Maria, RODRIGUES, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
LA TAILLE, Yves de. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998. (Série Palavra do Professor)
LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. Petrópolis: Vozes.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Ed. Cortez, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e Ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004. 319p.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408p. (Coleção Docência em Formação).
LUCK, Heloisa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 66p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo. Cortes, 1995. 2º ed.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo. Cortez, 1.994.
MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão Escolar – da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: AGE/RS, 2002.
MELLO, Maria C. de; RIBEIRO, Amélia E. do A. Competências e Habilidades – da teoria à prática. Rio de Janeiro: WAK, 2003.
MIALARET, Gaston. Introdução à pedagogia. Traduzido por . 1. ed. São Paulo: Atlas, 1977. 158p.
MORIN, E, Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, D.F.. UNESCO, 2000.
NÉRICI, Imídeo Guiseppe. Introdução à supervisão escolar. São Paulo, Atlas, 1986.
NÓVOA, Antonio (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000. 175p.
PARRA, Cecília, SAIZ, Irma. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação – Excelência à Regulação das Aprendizagens entre duas Lógicas. Tradução: Patrícia C. Ramos. Porto Alegre. ARTMED – Artes Médicas. Sul, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Tradução: Patrícia C. Ramos. Porto Alegre. ARTMED – Artes Médicas. Sul, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIAGET, Jean et al. Os procedimentos da educação moral.
POZO, Juan Ignacio. A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão Pedagógica – princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2001.
RAPPAPORT, Clara et al. Psicologia do desenvolvimento. Vol 1 – Teorias do desenvolvimento- conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1981.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003. 158p.
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo, Cortez, 1993.
SASSAKI, Romeu. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. RJ : WVA, 1997
SAVIANI, N. Escola e democracia. 31ª ed. Campinas: Autores associados, 1997.
SCARPA, Regina. Era assim, agora não: uma proposta de formação de professores e leigos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998
SCHWARTZMAN, José Salomão. Transtorno de déficit de atenção. São Paulo: Memnon, Mackenzie.
SILVA JR, Celestino Alves; RANGEL, Mary (orgs). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 1997.
SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como um processo discursivo. Campinas: Cortez, 1989.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. BH: Autêntica, 1998.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
TEBEROSKY, Ana, CARDOSO, B. (org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. São Paulo: Trajetória/Unicamp, 1989.
TEBEROSKY, Ana. Compor textos. In: TEBEROSKY, Ana, TOLCHINSKY. L. Além da alfabetização. São Paulo: Ática, 1995.
TOLEDO, Marilia; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. 335 p. . Campinas: Papirus
TORRES, Rosa Maria. Que (e como) é necessário aprender? São Paulo: Papirus, 1994.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. Cadernos Pedagógicos do Libertad, 1995.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética - libertadora do processo de avaliação escolar. Cadernos pedagógicos do Libertad, 1995.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como sujeito de transformação. Cadernos pedagógicos do Libertad. 1998.
VASCONCELOS, Celso. Coordenação do trabalho pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELOS, Celso. Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2001.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
ZABALA, Antoni. A prática educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Outros livros que abrangem o programa proposto
PROFESSOR - GRADUADO EM PSICOLOGIA
Introdução ao estudo da Psicologia evolutiva e a educação; Princípio geral de desenvolvimento e perspectivas educacionais; Primórdios do desenvolvimento e a família; Desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento emocional; A personalidade em desenvolvimento e atitudes educacionais; Introdução ao estudo da infância e da adolescência; Aspectos cognitivos, afetivos, sexuais e sócio-culturais; Psicologia da aprendizagem: aprendizagem como processo e como produto; Teorias da aprendizagem; Motivação, orientação e avaliação da aprendizagem; Relação professor – aluno; Psicologia da personalidade: estrutura dinâmica e desenvolvimento da personalidade em diferentes abordagens; Personalidade no contexto social; A psicologia como ciência e a Psicologia da criança; história e campos de estudo; Princípios gerais de desenvolvimento humano segundo modelos teóricos: psicanalítico, psicogenético e comportamental; Aspectos cognitivos - abordagem piagetiana e afetivo - abordagem psicanalítica do desenvolvimento; IIdeologias educacionais que geram diferentes estratégias do ensino; Princípios de aprendizagem e implicações metodológicas da teorias: teoria comportamental (Skinner), Rogers; Psicanálise, (Freud); Gestalt (Köhler, Kaffka e Lewin); Construtivismo (Piaget) e Sócio-interacionismo (Vejgotsky), Análise dos pontos convergentes e divergentes entre as diferentes teorias.
Aspectos Psicossocais das Deficiências; Atendimento Breve Individual; Fenomenologia; Metodologia de Atuação; Processos Psicológicos Básicos; Psicanálise; Psicopatologia;
Psicologia, Psicologia da:
· Da Educação
· Comportamental
· E Práticas esportivas
· E Processos Educativos das Organizações
· E Saúde
· E Sexualidade
· E Saúde do Trabalhador
· Escolar e Processos Educativos
· Geral e Experimental
· Hospitalar
· Jurídica
· Organizacional e do Trabalho
· Política Pública
· Participação Social
· Social Comunitária
Técnicas de investigação da personalidade; Temas especiais de estudos em Psicologia da Saúde e Escolar.
Teoria:
· E Sistemas Psicológicos
· E Técnicas Grupais
· Psicanalítica
· Sócio-histórica
Testes projetivos.
Indicações Bibliográficas:
01. Psicologia da Adolescência. Normalidade e Psicopatologia. Diná Martins de Souza Campos. Ed. Vozes.
02. Introdução à Psicologia. Linda L.Davidoff. Ed.Mc Graw. Hill do Brasil. S.P.
03. Infância e Adolescência. Joseph Stone e Joseph Churk. Ed.do Professor. BH.
04. Introdução à Psicologia da Criança. Paul Osterrieth. Ed. Nacional. SP.
05. Psicologias. Ana Maria M. Bahia e Outros. Ed. Saraiva.
06. Psicologia da Aprendizagem. Gerson Marinho Falcão. Ed. Ática.
07. A Criança em Desenvolvimento. Helen Bee. Ed. Harper do Brasil.
08. O Desenvolvimento Psicológico da Criança. Paul H.Mussem. Zahar Editora.
09. Fundamentos Psicobiológicos da Educação. Iris Barbosa Goulart. Ed. Lê.
10. Psicologia do Desenvolvimento. Questões Sociais. Helen Bee. Ed. Interamericana.
11. HAIRE, Mason - Psicologia aplicada à administração. Editora Pioneira.
12. SCHEEFFER, Ruth - Introdução aos testes psicológicos. 2. ed.
13. Outros livros que abrangem o programa proposto.
PROFESSOR - GRADUADO EM QUÍMICA
Substâncias puras e misturas de substâncias: propriedades gerais e específicas. Processos de separação de misturas. Quantidade de matéria – mol. Estados físicos da matéria: características gerais e mudança de estado. Soluções: preparo e formas de expressar concentrações (mol/litro e g/litro). Transformações químicas: evidências de ocorrência de transformações químicas. Cálculos estequiométricos. Fatores que influem na rapidez das transformações químicas. Energia das transformações químicas. Estrutura atômica e ligação química: modelos atômicos de Dalton, Thompson e Rutherford – Bohr. Núcleo atômico: radioatividade e processos nucleares de fissão e fusão. Ligações químicas: características gerais. Principais funções inorgânicas: características gerais de ácidos, sais, bases e óxidos. Alguns aspectos da química dos compostos de carbono: petróleo e derivados, sabões e detergentes, carboidratos, proteínas e lipídeos. Química e ambiente: poluição do ar, água e solo – fontes de emissão e controle.
Indicações Bibliográficas:
01. COSTA, Marco Antonio Ferreira. Manual para profissionais das áreas médicas e biomédicas: biossegurança química básica em biotecnologia e ambientes hospitalares. São Paulo: Santos, 1996. 99p.
02. RUSSELL, John Blair; Trad. de Divo Leonardo Sanioto e outros. Química geral. 1. ed. São Paulo: McGraw-Hill, s.d. 897p.
03. LEE, John David. Química inorgânica não tão concisa. Editora: Edgard Blucher, 2006.
04. HARRIS, Daniel C. . Análise química quantitativa. Editora: Livros Técnicos e Científicos – LTC, 2005.
05. MANO, Eloisa Biasotto. Práticas de química orgânica. Editora: EDART, 1977.
06. CARVALHO, Geraldo Camargo de. Química moderna. Editora: Scipione, 1997.
07. LEMBO, Antonio. Química. Editora Ática, 1999.
08. Outros livros que abrangem o programa proposto.