Núcleos de Pesquisa

ADMINISTRAÇÃO

Linhas de Pesquisa

1 - Estratégia e Inovação

  • Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo do desempenho das organizações e desenvolvimento de negócios na gestão dos processos de estratégia, de marketing, de finanças, de produção e de logística.

2 - Organizações e Sociedade

  • Esta linha de pesquisa tem como objetivo o estudo da gestão de pessoas e relações de trabalho, do desenvolvimento sustentável e das organizações e suas articulações com Estado, mercado e sociedade. O mundo do trabalho e suas relações sócio-econômicas, políticas e culturais.

DIREITO

Linhas de Pesquisa

1 - Constituição e Sociedade

  • Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo do positivismo jurídico brasileiro, construído e hierarquizado a partir do texto da Constituição Federal e sua metodologia de elaboração, interpretação e aplicação como ferramenta de normatização social.

2 - Tutela Jurisdicional e Estado Democrático de Direito

  • Esta linha de pesquisa tem como objetivo o estudo dos mecanismos de solução de controvérsias a partir do ordenamento jurídico fundamental do Estado Democrático de Direito.

3 - Direito Agrário, Direito Ambiental e Agronegócio

  • Esta linha de pesquisa dedica-se a proporcionar discussões e análises sobre a regulamentação jurídica relacionada a utilização da terra, a atividade agrária, o cumprimento da função social e sua aplicabilidade prática, bem como uma análise em relação às disposições da Política Agrícola, considerando os diversos fatores vinculados ao desenvolvimento da atividade agrária e da cadeia produtiva do agronegócio.

4 - Direito Internacional Contemporâneo

  • Esta linha de pesquisa dedica-se a promover o estudo aprofundado acerca da construção teórica dos direitos humanos, sua evolução e, sobretudo, seu estado atual e os desafios que enfrenta na contemporaneidade, notadamente sob a perspectiva do multiculturalismo, universalismo e relativismo dos direitos humanos, bem como da educação em direitos humanos.

- Edital
- Inscrição

5 - Jurisprudência de direitos fundamentais

  • Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover o estudo de decisões judiciais sobre direitos humanos fundamentais. Além da leitura de sentenças e acórdãos, também serão estudados livros, artigos científicos, documentos oficiais, e outras fontes confiáveis que abordam a temática.

6 - Limites jurídicos da liberdade de expressão

  • A liberdade de expressão é um marco estruturante da democracia que não sobrevive sem a pluralidade de ideias. Preservar a liberdade de expressão se tornou um desafio no mundo pós-moderno que está pontilhado por discursos ofensivos e falsos. A pesquisa se pautará na análise dos limites que a lei impõe para o exercício da liberdade de expressão.

7 - Saúde mental como direito humano

  • Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover o estudo aprofundado acerca da construção teórica dos direitos humanos e sua historicidade, a necessidade de inclusão e promoção da Saúde Mental como um Direito Fundamental, que também envolve a pesquisa das atuais condições de acesso ao atendimento em saúde mental pela população e o tipo de acolhimento dessa necessidade contemporânea.

PEDAGOGIA

Linhas de Pesquisa

1 - Formação de Professores

  • Formação inicial e continuada de professores;
  • Prática pedagógica e saberes docentes;
  • Profissionalização, identidade e pesquisa como instrumento de formação.

2 - Política e Gestão Educacional

  • Políticas públicas no contexto nacional e internacional, seus efeitos sobre o desenvolvimento do sistema educacional e o contexto escolar nos diferentes níveis;
  • Organização e gestão de instituições escolares e de sistemas de ensino;
  • Desenvolvimento profissional de gestores escolares;
  • Currículo;
  • Avaliação;
  • Cultura escolar;
  • Gestão de escolas e de sistemas de ensino;
  • Planejamento educacional e escolar;
  • Relações escola-comunidade

3 - Educação e Sociedade

  • Relações históricas e culturais em educação;
  • Compreensão das relações entre a educação e o contexto sócio-histórico nos quais as relações se concretizam;
  • Movimentos sociais e organizativos dos trabalhadores;
  • Escola e construção da cidadania;
  • Trabalho e Educação.

4 - Práticas de Ensino e Aprendizagem

  • Processos de ensino e aprendizagem: didáticas e as relações teórico-práticas;
  • Desenvolvimento humano e os aspectos psicológicos, sociais, culturais e econômicos;
  • Relação professor aluno no âmbito da educação escolar;
  • Avaliação em diferentes abordagens teórico-metodológicas.

PSICOLOGIA

Linhas de Pesquisa

1 - Processos Educativos e Modalidades de Intervenções Institucionais

  • Investigar os aspectos teóricos e empíricos dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano em diferentes campos da prática da Psicologia;
  • Investigar o contexto de atuação profissional, sua dimensão institucional, grupal e organizacional;
  • Investigar a dinâmica das interações entre agentes sociais e grupais;
  • Identificar as demandas psicossociais e as propostas de intervenção, considerando a transdisciplinaridade dos fenômenos institucionais.

2 - Psicologia e Processos de Subjetivação

  • Investigar os aspectos psicossociais e simbólicos e seus fatores determinantes presentes nas diferentes práticas grupais;
  • Estudar os conceitos e idéias psicológicas em sua relação com o contexto sócio-cultural;
  • Estudar a história das práticas da Psicologia nas instituições sociais.

3 - Psicologia e Promoção da Saúde

  • Estudar as intervenções, prevenção e promoção da saúde, considerando a multiplicidade de paradigmas epistemológicos da Psicologia;
  • Estudar as etiologias, classificações e diagnósticos de fenômenos do comportamento;
  • Investigar os diversos aspectos no campo das psicoterapias, em consonância com as mudanças ocorridas nas últimas décadas.
  • Investigar a interface da Psicologia com as políticas públicas.

NÚCLEO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - NUPECS

Linhas de Pesquisa

1 - Cultura e Sociedade

  • Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos processos sociais, econômicos, políticos e culturais envolvendo a sociedade contemporânea