PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ênfase em Deficiência Intelectual
– OBJETIVOS GERAIS
– Proporcionar suporte teórico-metodológico que possibilite a análise da ação pedagógica sob a perspectiva da Educação Especial para a Deficiência Intelectual;
– Refletir sobre os parâmetros educacionais específicos da Educação Especial;
– Refletir sobre a prática pedagógica, considerando:
– Compreensão do conceito de educação inclusiva que supere a visão restrita de educação apenas da pessoa com deficiência e de alguns dos mitos em relação à educação dessas pessoas;
– Planejamento de ações colaborativas com foco num Projeto Político Pedagógico inclusivo;
– Identificação das potencialidades de pessoas com Deficiência Intelectual e planejamento efetivo de ações visando essas necessidades;
– Planejamento e execução de ações pedagógicas para esses deficientes intelectuais no âmbito das instituições específicas do seu atendimento e das classes comuns.
MÓDULO I – NÚCLEO COMUM
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Nº
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Disciplina
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Carga Horária
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1
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Contexto histórico e fundamentos epistemológicos da Educação Especial Inclusiva
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30 h/a
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2
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Políticas Públicas e a Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão |
20 h/a
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3
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Currículo e o Projeto Pedagógico na Educação Especial Inclusiva |
30 h/a
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4
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Planejamento de ensino e projetos didáticos na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva |
30 h/a
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5
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Aprendizagem e Desenvolvimento Humano |
30 h/a
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6
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Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem |
30 h/a
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7
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Dificuldades de aprendizagem e transtornos globais do desenvolvimento |
30 h/a
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TOTAL:
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200 h/a
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MÓDULO II – NÚCLEO DIVERSIFICADO
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Nº
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Disciplina
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Carga Horária
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1
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Evolução do conceito da Deficiência Intelectual
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30 h/a
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2
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Práticas educativas com crianças portadoras de deficiência intelectual: acompanhamento e avaliação da aprendizagem |
30 h/a
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3
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Estratégias Lúdicas na Escola Inclusiva para alunos com deficiência intelectual |
30 h/a
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4
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Matemática e a deficiência intelectual |
30 h/a
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5
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Língua Portuguesa, Literatura Infantil e a deficiência intelectual |
30 h/a
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6
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Tecnologias Assistivas e Mídias Interativas |
30 h/a
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7
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Adaptação curricular para o aluno incluso no ensino regular |
30 h/a
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8
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Deficiência Intelectual: da família à escola |
30 h/a
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9
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Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Especial |
60 h/a
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TOTAL:
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300 h/a
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MÓDULO III – ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
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Nº
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Estágios
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Carga Horária
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1
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Escolas da rede de ensino pública que atendem crianças portadoras de deficiência intelectual
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50 h/a
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2
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Instituições especializadas no atendimento à criança portadora de deficiência intelectual |
50 h/a
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TOTAL:
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100 h/a
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TOTAL GERAL DO CURSO:
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600 h/a
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Público Alvo: Este curso é destinado a Graduados em Pedagogia e Psicologia.
Nº de vagas: Mínimo de 25 alunos / Máximo de 40 alunos
Carga Horária: 600 h/a + Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Dias e horários: Aos sábados, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00 h (quinzenalmente)
Duração: 18 meses
– AUTORIZAÇÃO
– Parecer CES “D”nº 570/2008 de 15/10/2008
Publicação no D.O.E. em 31/10/2008 – Pág. 24
– Parecer CES nº 256/2016 de 24/08/2016
Publicação no D.O.E. em 25/08/2016 – Pág. 126