PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ênfase em Deficiência Intelectual

– OBJETIVOS GERAIS
– Proporcionar suporte teórico-metodológico que possibilite a análise da ação pedagógica sob a perspectiva da Educação Especial para a Deficiência Intelectual;

– Refletir sobre os parâmetros educacionais específicos da Educação Especial;

– Refletir sobre a prática pedagógica, considerando:

– Compreensão do conceito de educação inclusiva que supere a visão restrita de educação apenas da pessoa com deficiência e de alguns dos mitos em relação à educação dessas pessoas;

– Planejamento de ações colaborativas com foco num Projeto Político Pedagógico inclusivo;

– Identificação das potencialidades de pessoas com Deficiência Intelectual e planejamento efetivo de ações visando essas necessidades;

– Planejamento e execução de ações pedagógicas para esses deficientes intelectuais no âmbito das instituições específicas do seu atendimento e das classes comuns.

MÓDULO I – NÚCLEO COMUM
Disciplina
Carga Horária
1
 Contexto histórico e fundamentos epistemológicos da Educação Especial Inclusiva
30 h/a
2
 Políticas Públicas e a Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
20 h/a
3
 Currículo e o Projeto Pedagógico na Educação Especial Inclusiva
30 h/a
4
 Planejamento de ensino e projetos didáticos na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva
30 h/a
5
 Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
30 h/a
6
 Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem
30 h/a
7
 Dificuldades de aprendizagem e transtornos globais do desenvolvimento
30 h/a
TOTAL:
200 h/a

 

MÓDULO II – NÚCLEO DIVERSIFICADO
Disciplina
Carga Horária
1
 Evolução do conceito da Deficiência Intelectual
30 h/a
2
 Práticas educativas com crianças portadoras de deficiência intelectual: acompanhamento e avaliação da aprendizagem
30 h/a
3
 Estratégias Lúdicas na Escola Inclusiva para alunos com deficiência intelectual
30 h/a
4
 Matemática e a deficiência intelectual
30 h/a
5
 Língua Portuguesa, Literatura Infantil e a deficiência intelectual
30 h/a
6
 Tecnologias Assistivas e Mídias Interativas
30 h/a
7
 Adaptação curricular para o aluno incluso no ensino regular
30 h/a
8
 Deficiência Intelectual: da família à escola
30 h/a
9
 Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Especial
60 h/a
TOTAL:
300 h/a

 

MÓDULO III – ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Estágios
Carga Horária
1
 Escolas da rede de ensino pública que atendem crianças portadoras de deficiência intelectual
50 h/a
2
 Instituições especializadas no atendimento à criança portadora de deficiência intelectual
50 h/a
TOTAL:
100 h/a
TOTAL GERAL DO CURSO:
600 h/a

Público Alvo: Este curso é destinado a Graduados em Pedagogia e Psicologia.

Nº de vagas: Mínimo de 25 alunos / Máximo de 40 alunos

Carga Horária: 600 h/a + Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Dias e horários: Aos sábados, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00 h (quinzenalmente)

Duração: 18 meses

– AUTORIZAÇÃO
– Parecer CES “D”nº 570/2008 de 15/10/2008
Publicação no D.O.E. em 31/10/2008 – Pág. 24
– Parecer CES nº 256/2016 de 24/08/2016
Publicação no D.O.E. em 25/08/2016 – Pág. 126