PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

– OBJETIVOS GERAIS
– Formar novos especialistas no âmbito da ação psicopedagógica na instituição, priorizando o estudo do fenômeno educativo e das diferentes formas de aquisição do conhecimento, visando, prioritariamente, o desenvolvimento de estratégias curriculares para a superação das dificuldades de aprendizagem;

– Ampliar discussões acerca da natureza do processo de aprendizagem do sujeito, considerando todos os protagonistas da ação educativa (alunos, professores, pais, técnicos e diretores de instituições escolares);

– Proporcionar a iniciação científica na campo da Psicopedagogia e da docência das disciplinas psicopedagógicas;

– Oferecer embasamento teórico-prático para realização de diagnósticos e desenvolvimento de estratégias de trabalho no encaminhamento de problemas de aprendizagem no contexto institucional;

– Diferenciar criticamente inadequações relacionadas aos contextos escolar, familiar e/ou social como intervenientes do processo psicopedagógico.

– OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Determinar o campo e a práxis do Psicopedagogo, a partir da articulação interdisciplinar entre a Psicologia e a Pedagogia;

– Formar Especialistas em Intervenção Psicopedagógica na Educação.

Encontros quinzenais às sextas-feiras, das 19h00 às 23h00
e aos sábados, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
Disciplina
Carga Horária
1
 Aspectos Neuropsicológicos e Aprendizagem
30 h/a
2
 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Psicopedagogia
30 h/a
3
 Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
15 h/a
4
 Desenvolvimento da leitura-escrita: Enfoque Psicolinguístico
30 h/a
5
 Estudos de Casos: leituras sobre sujeitos que não aprendem
15 h/a
6
 Família e Escola: Perspectivas na Ação Educativa
30 h/a
7
 O Fracasso Escolar e a Constituição do Sujeito
30 h/a
8
 Fundamentos Epistemológicos da Psicopedagogia
30 h/a
9
 A ludicidade e suas implicações psicopedagógicas
15 h/a
10
 Metodologia da Pesquisa Científica – Prática e Elaboração de Projetos de  Pesquisa
45 h/a
11
 Modelos de Processo Diagnóstico: Abordagem Psicopedagógica  Institucional
30 h/a
12
 Modelos de Processo de Intervenção: Abordagem Psicopedagógica na  Instituição Educativa
30 h/a
13
 Tópicos Especiais em Psicopedagogia: a criança com TDAH e suas  dificuldades de aprendizagem
30 h/a
14
 Tópicos Especiais em Psicopedagogia: a aprendizagem sob a  perspectiva do corpo
15 h/a
15
 Tópicos Especiais em Psicopedagogia:a aprendizagem sob a  perspectiva da música
15 h/a
TOTAL:
390 h/a

Público Alvo: Professores, educadores e profissionais ligados à área de Educação; profissionais de nível superior (portadores de diploma de nível superior) que estejam interessados nos conceitos da Psicopedagogia enquanto área de conhecimento.

Nº de vagas: Mínimo de 25 alunos / Máximo de 40 alunos

Carga Horária: 390 h/a + Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Dias e horários: Aos sábados, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 h (quinzenalmente)

Duração: 18 meses

– AUTORIZAÇÃO
Parecer CES “D” nº 408/2007 de 29/08/2007
Publicação no D.O.E. em 06/09/2007 – Pág. 18