PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
– OBJETIVOS GERAIS
– Formar novos especialistas no âmbito da ação psicopedagógica na instituição, priorizando o estudo do fenômeno educativo e das diferentes formas de aquisição do conhecimento, visando, prioritariamente, o desenvolvimento de estratégias curriculares para a superação das dificuldades de aprendizagem;
– Ampliar discussões acerca da natureza do processo de aprendizagem do sujeito, considerando todos os protagonistas da ação educativa (alunos, professores, pais, técnicos e diretores de instituições escolares);
– Proporcionar a iniciação científica na campo da Psicopedagogia e da docência das disciplinas psicopedagógicas;
– Oferecer embasamento teórico-prático para realização de diagnósticos e desenvolvimento de estratégias de trabalho no encaminhamento de problemas de aprendizagem no contexto institucional;
– Diferenciar criticamente inadequações relacionadas aos contextos escolar, familiar e/ou social como intervenientes do processo psicopedagógico.
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Determinar o campo e a práxis do Psicopedagogo, a partir da articulação interdisciplinar entre a Psicologia e a Pedagogia;
– Formar Especialistas em Intervenção Psicopedagógica na Educação.
Encontros quinzenais às sextas-feiras, das 19h00 às 23h00
e aos sábados, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 |
|||
Nº
|
Disciplina
|
Carga Horária
|
|
1
|
Aspectos Neuropsicológicos e Aprendizagem
|
30 h/a
|
|
2
|
Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Psicopedagogia |
30 h/a
|
|
3
|
Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia |
15 h/a
|
|
4
|
Desenvolvimento da leitura-escrita: Enfoque Psicolinguístico |
30 h/a
|
|
5
|
Estudos de Casos: leituras sobre sujeitos que não aprendem |
15 h/a
|
|
6
|
Família e Escola: Perspectivas na Ação Educativa |
30 h/a
|
|
7
|
O Fracasso Escolar e a Constituição do Sujeito |
30 h/a
|
|
8
|
Fundamentos Epistemológicos da Psicopedagogia |
30 h/a
|
|
9
|
A ludicidade e suas implicações psicopedagógicas |
15 h/a
|
|
10
|
Metodologia da Pesquisa Científica – Prática e Elaboração de Projetos de Pesquisa |
45 h/a
|
|
11
|
Modelos de Processo Diagnóstico: Abordagem Psicopedagógica Institucional |
30 h/a
|
|
12
|
Modelos de Processo de Intervenção: Abordagem Psicopedagógica na Instituição Educativa |
30 h/a
|
|
13
|
Tópicos Especiais em Psicopedagogia: a criança com TDAH e suas dificuldades de aprendizagem |
30 h/a
|
|
14
|
Tópicos Especiais em Psicopedagogia: a aprendizagem sob a perspectiva do corpo |
15 h/a
|
|
15
|
Tópicos Especiais em Psicopedagogia:a aprendizagem sob a perspectiva da música |
15 h/a
|
|
TOTAL:
|
390 h/a
|
Público Alvo: Professores, educadores e profissionais ligados à área de Educação; profissionais de nível superior (portadores de diploma de nível superior) que estejam interessados nos conceitos da Psicopedagogia enquanto área de conhecimento.
Nº de vagas: Mínimo de 25 alunos / Máximo de 40 alunos
Carga Horária: 390 h/a + Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Dias e horários: Aos sábados, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 h (quinzenalmente)
Duração: 18 meses
– AUTORIZAÇÃO
Parecer CES “D” nº 408/2007 de 29/08/2007
Publicação no D.O.E. em 06/09/2007 – Pág. 18