FAC-FEA e escola Vaniolê promovem evento sobre a guerra e seus reflexos

Um evento online que faz parte das atividades integradoras da FAC-FEA, denominado “Ucrânia x Rússia, e eu com isso?”, será realizado neste sábado (12) às 13h30 no canal da faculdade no Youtube (FAC-FEA) com o objetivo de estudar, refletir, pensar e sentir a guerra que acontece na Europa e seus impactos na vida de todos.

A Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC-FEA), instituição municipal de ensino superior, em parceria com a Escola Estadual Vaniole Dionysio Marques Pavan compreende que os gritos de dor e sofrimento do povo que sofre devem ecoar em suas paredes e provocar reflexão e ensino.

A diretora da faculdade, professora Mestra Simone Pantaleão, defende que a faculdade rompa com os muros e invada todos os espaços com informação e ações que eduquem. A diretora da Escola estadual professora Gleice Fernanda Manzini, propugna que uma escola de Ensino Integral, como o Vaniole, não pode se furtar do trabalho de envolver a vida, os acontecimentos políticos nacionais e internacionais aos conteúdos escolares, para desenvolver o ser humano na sua integralidade emocional, física e cognitiva.

Os alunos do curso de pedagogia da instituição estudaram formas didáticas de abordar o conflito com crianças e o curso organizou, em parceria com o curso de direito, um evento com professoras doutoras da faculdade para estudar, refletir, pensar e sentir a guerra que acontece na Europa e seus impactos na vida de todos.

No evento a estudante Nadielly dos Santos Neto, do 7° ano da escola estadual fará a apresentação de uma coreografia baseada em uma música folclórica ucraniana. Segundo a estudante: “Dançar é uma forma de sentir no corpo as emoções do povo ucraniano.”

Os professores da Escola Estadual Vaniole Dionysio Marques Pavan compreendem que é necessário um esforço para construir uma compreensão da Guerra que seja a mais próxima possível da realidade. Os professores de Geografia e história Emerson e Rosilene trabalharam aspectos geográficos e históricos pertinentes ao conflito, a professora de educação Física, Andrea Blaya, se dispôs a trabalhar expressões folclóricas ucranianas, a professora de Química Andrea Meiado Chiarioni discutiu o impacto destrutivo e a composição química das bombas nucleares, Termobáricas e de fragmentação. Desta forma os professores procuraram ampliar o repertório dos estudantes sobre o conflito.

A parceria entre a instituição de ensino FAC-FEA e a escola Vaniole integra ensino superior e básico com benefícios para ambas as instituições públicas.