MISSÃO

A Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA) é uma Instituição de ensino superior com cursos de graduação em Administração, Direito, Pedagogia e Psicologia, mantida pela Fundação Educacional Araçatuba, entidade criada por Lei Municipal datada de 1967, configurando-se como uma instituição municipal de modelo público não-estatal. Isso implica que alunos, pais-responsáveis (família), professores, funcionários e ex-alunos, bem como os representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e entidades que compõem o Conselho de Curadores são considerados membros da Comunidade FAC-FEA.

Entende-se Comunidade a partir do referencial no qual a escola, ao assumir as características de uma escola-comunidade, poderá possibilitar o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos em múltiplas direções, constituindo-se como estrutura fundamental na construção e formação do ser humano. Essa proposta compreende que há comunidades que surgem da necessidade de construção da atividade política e/ou do desenvolvimento da individualidade: surgem da vontade e intenção dos homens, através da integração, estabelecendo uma relação consciente com o gênero humano e organizada com a finalidade de cumprir objetivos voltados para a construção de um mundo melhor, mais justo e igualitário. Essa comunidade deve proporcionar um espaço organizado para a realização de atividades significativas e enriquecedoras para os estudantes, um espaço de vida em sua totalidade, um espaço reservado para a atividade vital do homem em direção ao seu desenvolvimento como ser humano.

A FAC-FEA, constituindo-se nessa perspectiva, tem a finalidade de propiciar um espaço democrático de reflexão, investigação e debate intelectual que garanta a livre manifestação de opções epistemológicas, teóricas, éticas e políticas, de cuja gestão todos os seus membros possam participar direta ou indiretamente. É nesse sentido então que a FAC-FEA assume o compromisso de constituir-se a partir de uma perspectiva comunitária, buscando garantir um espaço estruturado e organizado onde educadores e educandos tenham possibilidades para se manifestar de forma livre e autêntica, não limitadas às imposições sociais e submissos a uma estrutura burocrática e hierarquizada. Assim, a FAC-FEA torna-se espaço de vida significativo e de atividade vital para todos os estudantes que dela participam, desenvolve sua característica pública e comunitária e procura garantir uma formação humana e profissional (de estudantes e professores), com responsabilidade social.

A inserção dos egressos da FAC-FEA no mercado de trabalho enfatiza o modelo crítico de atuação, de forma a não adaptar o sujeito ao mercado, mas contribuir para que os mesmos possam construir questionamentos acerca da realidade como um todo e das especificidades locais e regionais, a fim de possibilitar a efetiva transformação qualitativa dessas realidades.

A FAC-FEA possibilita ainda o exercício da autonomia coletiva e individual nas suas relações sociais e acadêmicas, pois assume o grande desafio de contribuir para as necessárias transformações da sociedade pós-moderna, em que impera o individualismo narcísico que leva à fragmentação, contrapondo-se à integração dos saberes que garante a construção do espaço coletivo. Este projeto tem a finalidade de desenvolver a sua função pública, que inclui a formação humanista do profissional com responsabilidade social. Diante dessa realidade, a FAC-FEA assume a perspectiva de uma educação integrada como fundamental, construindo saberes que tomam a história como referência, como matéria prima de sua atividade. A educação escolar deve trabalhar com o saber objetivo, produzido historicamente, sem se esquecer dos conhecimentos regionais e populares, estimulando a tolerância para com a diversidade cultural. A FAC-FEA objetiva garantir o acesso ao conhecimento científico àqueles que historicamente tem sido destituídos desse direito, preocupando-se com a efetiva inclusão e permanência destes na faculdade e sua inserção crítica e ativa nas mais variadas esferas sociais.

Resumindo, a FAC-FEA assume o compromisso com uma educação de qualidade, no sentido de socializar oportunidades de acesso e construção do saber historicamente acumulados, de produção e aplicação de conhecimentos técnico-científicos voltados para o homem e a sociedade, objetivando conhecê-los efetivamente para poder contribuir na sua formação e transformação. A qualidade da educação depende da inserção da universidade na comunidade para atender às demandas da população e garantir aos estudantes autonomia de pesquisa e desenvolvimento do conhecimento crítico, tendo como princípio a ética da responsabilidade e a construção de uma verdadeira e profunda mudança civilizacional. Na consecução desse objetivo, a educação permanente de seu corpo docente é prioridade, pois o processo de superação da exclusão e alienação passa pela formação crítica dos profissionais da educação em nossa sociedade.

Na efetivação desses objetivos, a FAC-FEA busca construir uma prática educativa que permita o desenvolvimento efetivo da responsabilidade, isso implica o pleno exercício de direitos e o coerente cumprimento de deveres, garantindo a todo e qualquer ser humano dignidade e respeito, assegurando-lhe os direitos humano-universais.

Em suma, a FAC-FEA, diante do exposto acima, terá como MISSÃO fundamental proporcionar:

1. Criação de espaços democráticos;
2. Acesso, construção e socialização dos conhecimentos historicamente acumulados;
3. Inclusão dos alunos no mercado de trabalho;
4. Integração da FAC-FEA à comunidade;
5. Educação permanente integrada do seu corpo docente e discente;
6. Compromisso de discutir e propor ações direcionadas ao desenvolvimento econômico sustentável, político, ambiental, cultural e social da região.

HISTÓRICO

A Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba é mantida pela Fundação Educacional Araçatuba, criada pela Lei Municipal nº 1.306/67 e reconhecida de utilidade pública municipal em 1971 (Lei nº 1.547). Na época, Araçatuba possuía apenas duas instituições de ensino superior, uma pública estadual, outra privada, carecendo de Instituição com a finalidade de incluir munícipes no ensino superior..

Até ter o seu primeiro curso superior autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo, a Fundação passou a administrar um curso técnico de Prótese Dentária em parceria com o Curso de Odontologia da UNESP de Araçatuba. Em 1989 tem o seu primeiro curso superior autorizado, o de Ciências Econômicas, o qual foi reconhecido em 1995.

A Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, acompanhando o grande “boom” de expansão do Ensino Superior no país, teve autorizado em 1998 o funcionamento do curso de Administração com habilitação em Comércio Exterior. No ano seguinte, foi autorizado o curso de Turismo e mais uma habilitação em Administração, correspondente à Gestão de Negócios Públicos e Privados. Na sequência, em 2000, obteve autorização de funcionamento para Licenciatura em Pedagogia, e, em 2001, para o início do curso de Psicologia. A partir de 2007 iniciam os cursos de Pós Graduação, com autorização de dois cursos de especialização em nível de Pós-Graduação “Lato Sensu”: Administração Pública e Psicopedagogia. No ano seguinte (2008), aprovam-se mais dois cursos de especialização: Educação Especial Inclusiva e Psicanálise. Em 2009, expande os cursos de Licenciatura com autorização das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Matemática.

Com todas as suas atividades unificadas no Campus da Unidade Santana, foi inaugurada em 2007 a Clínica de Psicologia, com a denominação de Serviços de Atendimento Psicológico (SAP). O SAP tem cada vez mais se tornado um local de referência no cuidado psicológico à população de Araçatuba, por meio de várias modalidades de intervenção como atendimento psicológico individual, grupal e familiar; acompanhamento terapêutico (AT), e a implantação do plantão psicológico, criado com o objetivo de atenuar o sofrimento psíquico da população, o qual se encontra em contínuo aumento na contemporaneidade. Em 2011 foi inaugurado o novo prédio da biblioteca da faculdade, espaço aconchegante e local de várias atividades de extensão dos cursos de graduação. O prédio que abriga as secretarias da Mantenedora e da Faculdade foi reformado e ampliado. No mesmo ano foi construído prédio para o funcionamento da cantina.

Em 2017 é autorizado o curso de Direito, que obtém seu reconhecimento em 2023. Nesse período, é instalado o Núcleo de Práticas Jurídicas, um espaço de atendimento público com 200 m2. Objetivando dar continuidade aos projetos preconizados em sua história o projeto do Curso de Medicina inicia seu planejamento em 2016, sendo aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em outubro de 2018. É construído o prédio que irá abrigar o curso, com 700 m2. O curso de Medicina está em fase de implantação, aguardando o processo de autorização.

Em 2019 deu-se início o projeto Observatório de Economia Regional da FAC-FEA, que tem por objetivo desenvolver nos cursos de Administração e Ciências Econômicas estudos e pesquisas, além de acompanhar a evolução dos indicadores econômicos das cidades da região suprindo as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos dos municípios e subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas.

Durante o período de pandemia (2019/2020) a Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba passou a atuar em sistema remoto, reiniciando em 2022 todos os cursos de forma presencial. Em 2023 ocorre a autorização de funcionamento de mais um curso de pós-graduação: Gestão Estratégica de Pessoas.

Site da Instituição: www.feata.edu.br

Facebook: www.feata.edu.br/facebook

Instagram: www.instagram.com/facfea/

LINHA DO TEMPO - CURSOS

  • 1967

    A Fundação Educacional Araçatuba - FEA , mantenedora da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA é criada pela Lei Municipal 1.306 de 27 de março de 1967, para atender à demanda social existente em Araçatuba, carente de instituições de ensino superior, com apenas duas instituições à época, uma pública estatal, a outra privada.
  • 1972

    A Fundação realizou um convênio com a UNESP (Universidade Estadual Paulista) para a criação de um curso técnico em Prótese Dentária, posteriormente extinto (2000), para preencher a necessidade gerada pelo curso de Odontologia daquela instituição, à época.
  • 1989

    A Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA passou a funcionar efetivamente em 1989, quando o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), entidade pública e responsável pela fiscalização dos parâmetros pedagógicos da instituição, aprovou a abertura do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas.
  • 1998

    Autorização de funcionamento do curso de Bacharelado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior.
  • 1999

    Autorização de funcionamento dos cursos de Bacharelado em Turismo e de Administração com habilitação em Gestão de Negócios Públicos e Privados.
  • 2000

    Autorização de funcionamento do curso de Licenciatura em Pedagogia.
  • 2001

    Autorização de funcionamento do curso de Psicologia (Formação de Psicólogo).
  • 2007

    Em 2007 são autorizados os primeiros cursos de pós-graduação "Lato Sensu", nas áreas de Administração Pública e Psicopedagogia.
  • 2008

    São autorizados mais dois cursos de pós-graduação "Lato Sensu", nas áreas de Educação Especial Inclusiva e Psicanálise.
  • 2009

    São autorizados mais dois cursos de graduação: Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas
  • 2016

    Autorização de funcionamento do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios.
  • 2017

    Autorização de funcionamento do curso de Bacharelado em Direito.
  • 2018

    Autorização do projeto do curso de Medicina, cuja autorização final encontra-se em andamento.
  • 2023

    Autorização de funcionamento do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas.