MISSÃO
A Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA) é uma Instituição de ensino superior com cursos de graduação em Administração, Direito, Pedagogia e Psicologia, mantida pela Fundação Educacional Araçatuba, entidade criada por Lei Municipal datada de 1967, configurando-se como uma instituição municipal de modelo público não-estatal. Isso implica que alunos, pais-responsáveis (família), professores, funcionários e ex-alunos, bem como os representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e entidades que compõem o Conselho de Curadores são considerados membros da Comunidade FAC-FEA.
Entende-se Comunidade a partir do referencial no qual a escola, ao assumir as características de uma escola-comunidade, poderá possibilitar o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos em múltiplas direções, constituindo-se como estrutura fundamental na construção e formação do ser humano. Essa proposta compreende que há comunidades que surgem da necessidade de construção da atividade política e/ou do desenvolvimento da individualidade: surgem da vontade e intenção dos homens, através da integração, estabelecendo uma relação consciente com o gênero humano e organizada com a finalidade de cumprir objetivos voltados para a construção de um mundo melhor, mais justo e igualitário. Essa comunidade deve proporcionar um espaço organizado para a realização de atividades significativas e enriquecedoras para os estudantes, um espaço de vida em sua totalidade, um espaço reservado para a atividade vital do homem em direção ao seu desenvolvimento como ser humano.
A FAC-FEA, constituindo-se nessa perspectiva, tem a finalidade de propiciar um espaço democrático de reflexão, investigação e debate intelectual que garanta a livre manifestação de opções epistemológicas, teóricas, éticas e políticas, de cuja gestão todos os seus membros possam participar direta ou indiretamente. É nesse sentido então que a FAC-FEA assume o compromisso de constituir-se a partir de uma perspectiva comunitária, buscando garantir um espaço estruturado e organizado onde educadores e educandos tenham possibilidades para se manifestar de forma livre e autêntica, não limitadas às imposições sociais e submissos a uma estrutura burocrática e hierarquizada. Assim, a FAC-FEA torna-se espaço de vida significativo e de atividade vital para todos os estudantes que dela participam, desenvolve sua característica pública e comunitária e procura garantir uma formação humana e profissional (de estudantes e professores), com responsabilidade social.
A inserção dos egressos da FAC-FEA no mercado de trabalho enfatiza o modelo crítico de atuação, de forma a não adaptar o sujeito ao mercado, mas contribuir para que os mesmos possam construir questionamentos acerca da realidade como um todo e das especificidades locais e regionais, a fim de possibilitar a efetiva transformação qualitativa dessas realidades.
A FAC-FEA possibilita ainda o exercício da autonomia coletiva e individual nas suas relações sociais e acadêmicas, pois assume o grande desafio de contribuir para as necessárias transformações da sociedade pós-moderna, em que impera o individualismo narcísico que leva à fragmentação, contrapondo-se à integração dos saberes que garante a construção do espaço coletivo. Este projeto tem a finalidade de desenvolver a sua função pública, que inclui a formação humanista do profissional com responsabilidade social. Diante dessa realidade, a FAC-FEA assume a perspectiva de uma educação integrada como fundamental, construindo saberes que tomam a história como referência, como matéria prima de sua atividade. A educação escolar deve trabalhar com o saber objetivo, produzido historicamente, sem se esquecer dos conhecimentos regionais e populares, estimulando a tolerância para com a diversidade cultural. A FAC-FEA objetiva garantir o acesso ao conhecimento científico àqueles que historicamente tem sido destituídos desse direito, preocupando-se com a efetiva inclusão e permanência destes na faculdade e sua inserção crítica e ativa nas mais variadas esferas sociais.
Resumindo, a FAC-FEA assume o compromisso com uma educação de qualidade, no sentido de socializar oportunidades de acesso e construção do saber historicamente acumulados, de produção e aplicação de conhecimentos técnico-científicos voltados para o homem e a sociedade, objetivando conhecê-los efetivamente para poder contribuir na sua formação e transformação. A qualidade da educação depende da inserção da universidade na comunidade para atender às demandas da população e garantir aos estudantes autonomia de pesquisa e desenvolvimento do conhecimento crítico, tendo como princípio a ética da responsabilidade e a construção de uma verdadeira e profunda mudança civilizacional. Na consecução desse objetivo, a educação permanente de seu corpo docente é prioridade, pois o processo de superação da exclusão e alienação passa pela formação crítica dos profissionais da educação em nossa sociedade.
Na efetivação desses objetivos, a FAC-FEA busca construir uma prática educativa que permita o desenvolvimento efetivo da responsabilidade, isso implica o pleno exercício de direitos e o coerente cumprimento de deveres, garantindo a todo e qualquer ser humano dignidade e respeito, assegurando-lhe os direitos humano-universais.
Em suma, a FAC-FEA, diante do exposto acima, terá como MISSÃO fundamental proporcionar:
1. Criação de espaços democráticos;
2. Acesso, construção e socialização dos conhecimentos historicamente acumulados;
3. Inclusão dos alunos no mercado de trabalho;
4. Integração da FAC-FEA à comunidade;
5. Educação permanente integrada do seu corpo docente e discente;
6. Compromisso de discutir e propor ações direcionadas ao desenvolvimento econômico sustentável, político, ambiental, cultural e social da região.
HISTÓRICO
A Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba é mantida pela Fundação Educacional Araçatuba, criada pela Lei Municipal nº 1.306/67 e reconhecida de utilidade pública municipal em 1971 (Lei nº 1.547). Na época, Araçatuba possuía apenas duas instituições de ensino superior, uma pública estadual, outra privada, carecendo de Instituição com a finalidade de incluir munícipes no ensino superior..
Até ter o seu primeiro curso superior autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo, a Fundação passou a administrar um curso técnico de Prótese Dentária em parceria com o Curso de Odontologia da UNESP de Araçatuba. Em 1989 tem o seu primeiro curso superior autorizado, o de Ciências Econômicas, o qual foi reconhecido em 1995.
A Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, acompanhando o grande “boom” de expansão do Ensino Superior no país, teve autorizado em 1998 o funcionamento do curso de Administração com habilitação em Comércio Exterior. No ano seguinte, foi autorizado o curso de Turismo e mais uma habilitação em Administração, correspondente à Gestão de Negócios Públicos e Privados. Na sequência, em 2000, obteve autorização de funcionamento para Licenciatura em Pedagogia, e, em 2001, para o início do curso de Psicologia. A partir de 2007 iniciam os cursos de Pós Graduação, com autorização de dois cursos de especialização em nível de Pós-Graduação “Lato Sensu”: Administração Pública e Psicopedagogia. No ano seguinte (2008), aprovam-se mais dois cursos de especialização: Educação Especial Inclusiva e Psicanálise. Em 2009, expande os cursos de Licenciatura com autorização das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Matemática.
Com todas as suas atividades unificadas no Campus da Unidade Santana, foi inaugurada em 2007 a Clínica de Psicologia, com a denominação de Serviços de Atendimento Psicológico (SAP). O SAP tem cada vez mais se tornado um local de referência no cuidado psicológico à população de Araçatuba, por meio de várias modalidades de intervenção como atendimento psicológico individual, grupal e familiar; acompanhamento terapêutico (AT), e a implantação do plantão psicológico, criado com o objetivo de atenuar o sofrimento psíquico da população, o qual se encontra em contínuo aumento na contemporaneidade. Em 2011 foi inaugurado o novo prédio da biblioteca da faculdade, espaço aconchegante e local de várias atividades de extensão dos cursos de graduação. O prédio que abriga as secretarias da Mantenedora e da Faculdade foi reformado e ampliado. No mesmo ano foi construído prédio para o funcionamento da cantina.
Em 2017 é autorizado o curso de Direito, que obtém seu reconhecimento em 2023. Nesse período, é instalado o Núcleo de Práticas Jurídicas, um espaço de atendimento público com 200 m2. Objetivando dar continuidade aos projetos preconizados em sua história o projeto do Curso de Medicina inicia seu planejamento em 2016, sendo aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em outubro de 2018. É construído o prédio que irá abrigar o curso, com 700 m2. O curso de Medicina está em fase de implantação, aguardando o processo de autorização.
Em 2019 deu-se início o projeto Observatório de Economia Regional da FAC-FEA, que tem por objetivo desenvolver nos cursos de Administração e Ciências Econômicas estudos e pesquisas, além de acompanhar a evolução dos indicadores econômicos das cidades da região suprindo as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos dos municípios e subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas.
Durante o período de pandemia (2019/2020) a Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba passou a atuar em sistema remoto, reiniciando em 2022 todos os cursos de forma presencial. Em 2023 ocorre a autorização de funcionamento de mais um curso de pós-graduação: Gestão Estratégica de Pessoas.
Site da Instituição: www.feata.edu.br
Facebook: www.feata.edu.br/facebook
Instagram: www.instagram.com/facfea/
LINHA DO TEMPO - CURSOS
1967
A Fundação Educacional Araçatuba - FEA , mantenedora da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA é criada pela Lei Municipal 1.306 de 27 de março de 1967, para atender à demanda social existente em Araçatuba, carente de instituições de ensino superior, com apenas duas instituições à época, uma pública estatal, a outra privada.1972
A Fundação realizou um convênio com a UNESP (Universidade Estadual Paulista) para a criação de um curso técnico em Prótese Dentária, posteriormente extinto (2000), para preencher a necessidade gerada pelo curso de Odontologia daquela instituição, à época.1989
A Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA passou a funcionar efetivamente em 1989, quando o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), entidade pública e responsável pela fiscalização dos parâmetros pedagógicos da instituição, aprovou a abertura do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas.1998
Autorização de funcionamento do curso de Bacharelado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior.1999
Autorização de funcionamento dos cursos de Bacharelado em Turismo e de Administração com habilitação em Gestão de Negócios Públicos e Privados.2000
Autorização de funcionamento do curso de Licenciatura em Pedagogia.2001
Autorização de funcionamento do curso de Psicologia (Formação de Psicólogo).2007
Em 2007 são autorizados os primeiros cursos de pós-graduação "Lato Sensu", nas áreas de Administração Pública e Psicopedagogia.2008
São autorizados mais dois cursos de pós-graduação "Lato Sensu", nas áreas de Educação Especial Inclusiva e Psicanálise.2009
São autorizados mais dois cursos de graduação: Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas2016
Autorização de funcionamento do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios.2017
Autorização de funcionamento do curso de Bacharelado em Direito.2018
Autorização do projeto do curso de Medicina, cuja autorização final encontra-se em andamento.2023
Autorização de funcionamento do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas.