Alunos de pedagogia da FAC-FEA participam de palestra emocionante com pais de criança com necessidades especiais

Uma palestra motivadora que revelou a importância da dedicação e da comunicação alternativa para o aprendizado e socialização de crianças com necessidades especiais marcou o início do semestre para os alunos do curso de pedagogia da FAC-FEA no último dia 10 (quinta-feira).

A advogada Renata Cortez Parladore e o professor da FAC-FEA, Rubens Parladore, ministraram uma palestra referente ao assunto mostrando os resultados obtidos com o filho Enzo, uma criança especial que desde o nascimento tem uma deficiência severa, possuindo apenas movimentos faciais.

Com métodos alternativos e muita dedicação, apesar da necessidade especial, Enzo foi alfabetizado. Esse exemplo de superação foi abordado na palestra do casal aos futuros pedagogos, que puderam conhecer como foi na prática o trabalho em torno do pequeno Enzo.

Os alunos ficaram emocionados e motivados com o relato, que levarão como um exemplo na futura carreira profissional.

“A palestra me deixou extremamente feliz em ouvir, pela forma como falavam e expressavam sua felicidade e amor. Aquilo me tocou, ainda mais com toda a evolução do Enzo e todos as adaptações e criações para que ele desenvolvesse cada vez mais seu conhecimento e expressão das coisas, me deixou maravilhado como tudo ocorreu.

A parte que me deixou mais marcado, foi o momento em que o professor Rubens diz que não consegue se esquecer e detalha todo o desenrolar da situação que foram as primeiras palavras do Enzo, foi lindo.

Foi ótimo poder ouví-los e conhecer sobre sua história de família. Destaco a frase que o professor Rubens disse: “o que emociona, motiva”, levarei essa frase comigo”. Wesley Antunes Bernardo

“Gostaria de agradecer, pelo aprendizado de hoje ,com certeza vou levar essa lição para resto da vida. Sai chorando com pensamentos que respeito ao próximo torna o mundo melhor com certeza, esses país são pessoas iluminadas  que nos faz refletir em quem somos e como podemos melhorar”. Graziela dos Santos Silva

“A palestra foi incrível! É aquele gás que a gente precisa para continuar sabe? Foi motivador, além da emoção, levou todos nós a refletir sobre o construir uma alfabetização, criar caminhos para que o aprender ocorra, trabalhar com o que tem em mãos. A palestra como um todo foi enriquecedora, foi crítica e despertou em mim a vontade de ser para essas crianças o que os pais não podem ser. Gratidão eterna ao professor Rubens e sua esposa, por compartilhar a história com o Enzo entre nós. São histórias assim que me fazem reforçar meu sim à pedagogia todos os dias”. Vitória

“Agradeço imensamente ao Professor Rubens e à Professora Renata pela inspiradora palestra que nos proporcionaram ontem. Foi um momento enriquecedor, repleto de aprendizado e beleza, que certamente deixará marcas profundas em nossas jornadas educacionais.

Suas experiências compartilhadas, aliadas à vivência pessoal com seu filho, nos trouxeram valiosas lições. Aprendemos que o desejo ardente de adquirir conhecimento é capaz de superar qualquer obstáculo, e que o aprendizado genuíno é uma ferramenta libertadora que nos conduz a horizontes ainda mais amplos.

Agradecemos por nos mostrarem que a dedicação à educação não apenas se manifesta em sala de aula, mas também transcende para a vida cotidiana. Suas histórias nos inspiram a persistir, a buscar sempre mais, e a reconhecer o poder transformador que o saber encerra.

Nossos sinceros agradecimentos pela palestra enriquecedora e pelo compartilhamento tão genuíno de suas trajetórias. O impacto desse encontro certamente ecoará em nossas jornadas acadêmicas e pessoais.” Luiz Henrique Zago, professor e coordenado do curso pedagogia FAC-FEA