Mesa redonda sobre 20 anos do Estatuto do Idoso encerram a XIX FAC-FEA Livre

No último dia do XIX FAC-FEA Livre FAC-FEA Livre – Semana Acadêmica Cultural e XV Encontro de Iniciação Científica, uma mesa redonda celebrou o vigésimo aniversário do Estatuto do Idoso. A data representou não apenas uma celebração, mas também uma oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados na promoção dos direitos das pessoas idosas.

O Estatuto da Pessoa Idosa completou duas décadas em outubro, e seu impacto tem sido sentido em diversas áreas, incluindo o campo de estágio em instituições de saúde e o atendimento grupal com idosos nos Serviços de Atendimento em Psicologia (SAP) da FEA.

Uma das áreas em que a FAC-FEA tem desempenhado um papel ativo na promoção dos direitos do idoso é o campo de estágio em instituições de saúde. Os estudantes têm a oportunidade de adquirir experiência prática na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Birigui.

Essa experiência não apenas beneficia os idosos, mas também prepara os futuros profissionais de saúde para lidar com os desafios que surgem na assistência a essa população.

Os Serviços de Atendimento em Psicologia (SAP) da FEA desempenham um papel crucial na promoção da saúde mental e emocional dos idosos. O atendimento grupal oferecido nesses serviços cria um espaço de acolhimento e apoio psicológico, permitindo que os idosos expressem suas preocupações e desafios emocionais.

Uma das principais atividades do evento foi a mesa redonda que contou com a participação de oito palestrantes incluindo alunos além de professores. O objetivo era compartilhar experiências e desafios enfrentados no campo de estágio em instituições de saúde e no atendimento psicológico a idosos.

O coordenador do evento e coordenador do núcleo de ensino, pesquisa e extensão da FAC-FEA, professor Rafael Bottaro Gelaleti, enfatizou que o evento foi um sucesso, os alunos estão elogiando, as atividades foram excelentes, e além disso, 65 trabalhos científicos foram apresentados e serão publicados nos Anais do FAC-FEA Livre.

Quem foram os palestrantes na mesa redonda:

 Sandra Lourenço Corrêa (Palestrante)
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1989). Especialização em Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas – Um Enfoque Transdisciplinar da Prática Clínica pela Universidade Federal Fluminense (1996). Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2006). Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2019). Pesquisadora do Observatório Nacional de Saúde Mental e Justiça Criminal da Universidade Federal Fluminense. Professora II da Fundação Educacional Araçatuba e supervisora de estágios profissionalizantes. Experiência em psicologia com ênfase em atendimento clínico ambulatorial e psicologia institucional. Atua nos seguintes temas: teoria e prática psicanalíticas, psicopatologias, psicologia social, teoria e técnica grupais, análise institucional, desenvolvimento humano, saúde mental e psicologia jurídica. Em todas as práticas busca desenvolver perspectiva transdisciplinar da subjetividade.

Leticia Oliveira Cordeiro (Palestrante)
Aluna do último ano da Graduação de Psicologia pela Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC/FEA). Desenvolve estágio profissionalizante em Instituições de Saúde da FAC/FEA na ICLP de Birigui. Atua como estagiária na escola Zeta Birigui auxiliando um autista e demais crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Gabriela da Silva Badoco (Palestrante)
Aluna do último ano da Graduação de Psicologia pela Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC/FEA). Desenvolve estágio profissionalizante em Instituições de Saúde da FAC/FEA na ICLP de Birigui. Atua como estagiária e como Acompanhante Terapêutica no Instituto Priscila Didone. Atua também, como estagiária na Clínica Médica e Psicológica em Birigui.

Mara Lígia de Souza Verri (Palestrante)
Especialização em Ludopedagogia pela Universidade da Aldeia de Carapicuiba (2018). Pós- Graduação em Psicopedagogia pela Universidade da Aldeia de Carapicuiba (2016). Graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Araçatuba (2014). Técnico em Enfermagem pelo Colégio Nossa Senhor Aparecida (2018). Atua na Associação Maria de Nazaré como psicóloga educacional e no Abrigo Vó Tereza como psicóloga clínica em atendimentos individuais, grupais e supervisora de estágio.

Agnis Isabel Marques Alcantara (Palestrante)
Graduação em Enfermagem pela UNIP. Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia pela FAMERP. Pós-graduação em Estomatologia pela FAMERP. Pós-docência pela FAMERP. Atua na UNIMED de Birigui como enfermeira. Atua como docente de Enfermagem na IEA Araçatuba e no Abrigo Vó Tereza em Birigui como coordenadora e supervisora de equipes.

Claudemir Gomes (Palestrante)
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1976), graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), graduação em Pedagogia pelo Instituto Isabel Centro de Ciências Humanas e Sociais (1981) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1984). Atualmente é professor II da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba e supervisor clínico dos estágios profissionalizantes. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica Fenomenológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia e religião, terceira idade.

Karla Gabriely Garcia Ferreira (Palestrante)
Aluna do último ano da Graduação de Psicologia pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA). Realiza grupo terapêutico com idosas, oferecido ao público pelo Serviços de Atendimento em Psicologia – SAP no Estágio Específico de Atendimento Individual e Grupo da FAC-FEA.

Thainá Mesquita da Silva (Palestrante)
Aluna do último ano da Graduação de Psicologia pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA). Realiza grupo terapêutico com idosas, oferecido ao público pelo Serviços de Atendimento em Psicologia – SAP no Estágio Específico de Atendimento Individual e Grupo da FAC-FEA.