Grupo de Pesquisa da FAC-FEA Publica Artigo em Revista Qualis A

O grupo de pesquisa “Teoria Histórico-Cultural: Educação e Desenvolvimento Psicológico”, vinculado ao curso de Pedagogia da FAC-FEA e coordenado pelo Dr. Luis Henrique Zago, celebra uma importante conquista: a publicação do artigo “Além da Aparência: O Papel do Método Dialético na Compreensão do Real” na revista Cadernos Cajuína, uma publicação de excelência no cenário acadêmico brasileiro.

Esse artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica realizada pelo grupo, envolvendo a participação do egresso do curso de Psicologia da FAC-FEA, Allan Alberto Ferreira, e da estudante do primeiro ano de Psicologia, Gabriela Rosa da Silva, que teve papel fundamental no desenvolvimento do trabalho. A presença de uma aluna em fase inicial do curso evidencia o compromisso da FAC-FEA em estimular desde cedo a produção científica de qualidade, consolidando a formação acadêmica de seus estudantes.

A revista Cadernos Cajuína é uma importante publicação acadêmica do nordeste brasileiro, conhecida por sua abordagem interdisciplinar e pela promoção de debates relevantes nas áreas de ciências humanas e sociais. Classificada como Qualis A, representa um dos níveis mais altos de avaliação acadêmica no Brasil. O sistema Qualis é utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para classificar a qualidade das publicações científicas, sendo um reconhecimento de prestígio para artigos que passam por um rigoroso processo de revisão por pares.

O artigo “Além da Aparência: O Papel do Método Dialético na Compreensão do Real” aborda questões metodológicas à luz do materialismo histórico-dialético, oferecendo uma contribuição teórica para a compreensão crítica da realidade. A relevância do trabalho foi destacada pelos avaliadores da revista, que enfatizaram a originalidade da pesquisa e a clareza dos argumentos apresentados.

A FAC-FEA parabeniza o grupo de pesquisa pela conquista e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. A instituição acredita que seu papel vai além da formação em sala de aula, buscando devolver à comunidade o conhecimento produzido em suas pesquisas e formar estudantes capazes de gerar novos saberes e contribuir para o avanço da ciência e da sociedade.