FAC-FEA promove oficina de parentalidade do Cejusc

No dia 10/03, às 19h, no auditório da FAC-FEA foi realizada a Oficina de Parentalidade do CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A Oficina foi ministrada pelas mediadoras do CEJUSC e advogadas da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Drª Fabiana Fukase e Drª Daniela Reis. Também prestigiou o evento a advogada Drª Naiara Bianchi.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ – FAC-FEA. A Prof.ª Melissa Soares Pimentel, Coordenadora do NPJ destacou a importância da atividade prática, uma vez que os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar um programa oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

As oficinas de parentalidade são voltadas para preservação do vínculo familiar entre pais e filhos que estejam passando por processos judiciais conflituosos, a exemplo de ações de divórcio e/ou regulamentação de guarda e visitas. São regulamentadas pela Recomendação nº 50/2014 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e Provimento nº 2327/2016 do Conselho Superior da Magistratura do TJ/SP.

Oficina da Parentalidade é um programa educacional, preventivo e multidisciplinar, direcionado às famílias que enfrentam a fase de reestruturação familiar, motivada pela ruptura do laço conjugal dos pais, com o intuito de auxiliar todos os seus integrantes a superarem as eventuais dificuldades inerentes a esta fase, sem maiores traumas, sobretudo para os filhos.

A Oficina foi projetada para ser executada em um único encontro, com duração de cerca de quatro horas, com explanações feitas por expositores, apresentação de slides e vídeos, espaço para questionamentos e discussões.

O público alvo é composto por pais e mães que apresentam algum conflito – jurisdicionalizado ou não – relacionado ao exercício da parentalidade (divórcio, dissolução de união estável, regulamentação ou alteração de guarda, regulamentação ou alteração de sistema de convivência etc.) e os respectivos filhos menores, de seis a dezessete anos de idade.

A Prof.ª Simone Pantaleão, Diretora Pedagógica da FAC-FEA prestigiou o evento e agradeceu as advogadas convidadas por esta experiência enriquecedora para nossos alunos.

O Prof. Moacyr Oliveira, Coordenador do Curso de Direito, ressaltou que a Oficina de Parentalidade tem uma nobre missão de preservação dos vínculos familiares em momentos conflituosos e que esta experiência prática proporciona aos alunos uma compreensão mais completa da importância da mediação/conciliação e dos programas oferecidos pelo CEJUSC.