O professor Luciano Meneghetti, do curso de Direito da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba), representou a instituição na Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, realizada nesta quarta-feira (21) no teatro da UNIP em Araçatuba.
Promovida pela Unidade de Atendimento de Reintegração Social do município, com apoio da Prefeitura, a iniciativa tem como objetivo oferecer serviços públicos e fomentar a inclusão social de egressos do sistema prisional, pessoas em cumprimento de penas alternativas e seus familiares.
A vice-prefeita Nice Zucon destacou a relevância de ações que fortaleçam a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. “É fundamental unir forças para ampliar políticas públicas como esta, que garantam inclusão e oportunidades para todos”, afirmou.
Carolina Maracajá, coordenadora de Reintegração Social e Cidadania da Polícia Penal, ressaltou que o evento simboliza uma política pública ativa, voltada à dignidade e à reinserção social. “A Jornada reúne a rede de apoio local para oferecer serviços essenciais, como trabalho, educação e saúde. Justiça verdadeira não apenas cobra, mas também auxilia na reconstrução de vidas”, explicou.
O evento contou com a participação de diversas instituições, entre elas a Defensoria Pública, as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Cultura e Desenvolvimento Econômico, além do Sebrae, Senac, ETEC Araçatuba, Guarda Civil Municipal (GCM), Fundo Social de Solidariedade e UNIP.
Realizada desde 2015 pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Jornada da Cidadania integra as ações de reintegração social. A partir de 2023, passou a ser organizada também pelas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, que incluem as Centrais de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEFs) e as Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs).
A presença da FAC-FEA reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a promoção de políticas inclusivas.



