Entre os dias 15 e 17 de maio, a Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA) promoveu a Jornada de Psicologia 2025, um evento de grande importância para a comunidade acadêmica e profissionais da área.
Aberto também ao público, o encontro buscou promover debates e reflexões sobre o papel do psicólogo em diversas áreas de atuação, com foco em temas relevantes e atuais.
A programação foi estruturada para evidenciar o fazer do psicólogo na prática, abordando especialmente dois grandes temas: o combate à exploração e violência sexual infantil e a construção de um modelo psicossocial de saúde, como alternativa ao modelo hospitalar e manicomial.
Essas discussões tiveram como objetivo fortalecer a atuação do profissional na promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e saudável.
O coordenador do curso, prof. ME Felipe Mio de Carvalho, disse que o evento foi bem recebido pelos alunos, havendo ampla adesão dos diversos semestres nas atividades desenvolvidas. No total foram ofertadas 13 atividades a todos os participantes, estando habilitados a escolher quantas quisessem sem prejuízo, desde que não se tivesse conflito de horário.
No total participaram da Jornada 413 pessoas inscritas, sendo 47 membros da comunidade externa, o que salienta que o evento cumpriu com a sua função extensionista, 35 convidados no total e uma quantidade ainda não mensurada de pessoas que não se inscreveram no evento, mas estiveram presentes, sejam da comunidade ou estudantes da FAC-FEA.
“É importante observar que a 1º Jornada após a Pandemia de Covid-19 aconteceu em 2024, com o montante total de 277 inscritos (não quantificamos os membros da comunidade externa)”.
A repercussão da Jornada nas redes sociais também foi avaliada como positiva, pois em não mais do que 48 horas após o encerramento, atingimos montantes significativos nos reels com 5,3 mil visualizações.
Ele agradeceu a confiança e apoio da Direção Pedagógica, Executiva, dos Professores, dos colaboradores da FEA, e por fim aos alunos que ajudaram na organizaram e fizeram acontecer a Jornada de Psicologia de 2025.
Programação
A abertura do evento, para o público diurno contou com uma apresentação que rememorou a origem da Oficina “Farta-Peça”. Partindo de uma revisão do saber psiquiátrico, inicialmente desenvolvida como projeto de extensão e posteriormente como pesquisa-ação, a oficina nasceu com o objetivo de olhar para o sujeito além do estigma e da violência do saber psiquiátrico tradicional.
Assim, busca-se resgatar a experiência da loucura e promover a expressão do fluxo interno por meio da arte e da criação, contribuindo para uma abordagem mais humanizada e inclusiva.
Na abertura do período noturno, o evento contou com uma emocionante apresentação musical realizada pela APAE de Birigui, através do projeto “A Inclusão pela Música”, que existe há sete anos.
Este projeto, viabilizado pela Lei Rouanet, é pioneiro no país ao reunir uma orquestra composta por pessoas com deficiência intelectual e/ou TEA, atualmente com 30 integrantes.
A Orquestra Notas do Coração já realizou apresentações em Birigui, Araçatuba e outras cidades da região, levando a música ao coração do público e promovendo a verdadeira inclusão social.
A Jornada de Psicologia 2025 reafirmou o compromisso da FAC-FEA com a formação de profissionais críticos, éticos e engajados na transformação social. Ao promover debates sobre temas relevantes e ações inclusivas, o evento reforça o papel da Psicologia na construção de uma sociedade mais equitativa e acolhedora para todos.

















