Alunos da FAC-FEA participam de atividade para desenvolver material voltado à Educação Especial

Na disciplina “Política Educacional, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica”, sob orientação da Prof.ª Dra. Andrea Alves da Silva Soares, foi realizada uma atividade extensionista com o objetivo de conhecer, a partir da perspectiva de professores, orientadores e dirigentes, as políticas públicas de Educação Especial e o Atendimento Educacional oferecido pela Secretaria Municipal de Araçatuba/SP.

Para isso, foi feita uma visita a uma reunião de formação dos Professores de Educação Básica II – Educação Especial no dia 13 de maio de 2025, onde foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas. Os questionários, distribuídos via Google Drive, foram respondidos por professores e demais servidores da área, com doze perguntas para os docentes e quinze para os outros profissionais.

Além disso, foi realizada uma entrevista com os Dirigentes Administrativos do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAEMA), Chaline Nascimento Sallesse Vantini e Mauricio Borges dos Santos, no dia 19 de maio de 2025, nas dependências da FAC-FEA. Nessa ocasião, os estudantes esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do CAEMA e a atual estrutura da Educação Especial em Araçatuba.

Como resultado da atividade, os estudantes de Pedagogia também contribuíram com a criação de jogos educativos solicitados pelos profissionais da área, os quais foram entregues no dia 3 de junho de 2025. Dos sessenta professores participantes (PEB II – Educação Especial), quarenta e dois responderam aos questionários, representando 69% de adesão.