FAC-FEA inicia grupo de estudos em Metapsicologia Freudiana na Contemporaneidade

Curta! Compartilhe!

A FAC-FEA (Fundação Educacional de Araçatuba) deu início neste sábado (24) ao Grupo de Estudos em Metapsicologia Freudiana na Contemporaneidade. O evento contou com a presença do Prof. Me. Felipe Mio de Carvalho, Coordenador do Grupo e do Curso de Psicologia, além dos alunos selecionados para participar do projeto.

O grupo tem como objetivo aprofundar os fundamentos psicanalíticos, estabelecendo uma ponte entre teoria e prática com foco na clínica contemporânea. No primeiro encontro, os participantes se dedicaram ao estudo do artigo “Aspectos primitivos da mente à luz da Carta 52,” de Paulo de Tarso Ubinha. Durante a discussão, foram explorados conceitos como mente primitiva, signos de percepção, inconsciente e pré-consciente.

O próximo encontro promete dar continuidade ao debate sobre o artigo inicial e introduzir a leitura do livro “A Clínica Psicanalítica das Psicopatologias Contemporâneas,” de Gley P. Costa, cuja introdução será o ponto de partida para novas discussões.

Para enriquecer ainda mais o entendimento dos alunos, foram sugeridas leituras complementares: “A Fundação do Inconsciente,” de Silvia Bleichmar, e “Projeto para uma Psicologia Científica,” de Sigmund Freud. Essas obras proporcionarão uma base teórica robusta para os debates futuros.

O Prof. Me. Felipe Mio de Carvalho destacou a importância do grupo para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, ressaltando que a conexão entre teoria psicanalítica e prática clínica é essencial para uma formação completa em psicologia.

A expectativa é que o grupo de estudos se torne um espaço de troca de conhecimentos e experiências, contribuindo significativamente para o crescimento intelectual dos participantes e para a excelência do curso de Psicologia da FAC-FEA.


Curta! Compartilhe!

Deixe sua opinião