Presidente do Corecon destaca importância da retomada do curso de Ciências Econômicas da FAC-FEA


A FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba) sediou, no último sábado (24), a 10ª edição do Café com Economistas, realizado em parceria com o Corecon-SP (Conselho Regional de Economia).

O evento marcou a retomada do tradicional curso de Ciências Econômicas da instituição e contou com a presença de profissionais, acadêmicos e autoridades, incluindo o presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes, que destacou a relevância da formação presencial de economistas para o desenvolvimento do interior paulista.

Guedes enfatizou a importância da volta do curso à FAC-FEA, ressaltando o papel estratégico do economista tanto no setor privado quanto no público. “É de extrema importância a retomada do curso, porque o economista é fundamental para o desenvolvimento e a defesa dos interesses das indústrias e também do setor público”, afirmou.

O presidente do Corecon também comparou a eficácia do ensino presencial com o modelo a distância, citando experiências durante a pandemia: “Um curso presencial como este é muito mais eficiente. Tive experiência com ensino remoto e percebemos as limitações”.

O coordenador do curso de Ciências Econômicas da FAC-FEA, Marco Aurélio Barbosa, celebrou o evento como um marco simbólico para a instituição. “Este Café com Economistas representa a revitalização de um curso que é histórico para nossa faculdade, afinal, foi o primeiro da área oferecido aqui. Receber as autoridades do Corecon foi uma honra e reforça nosso compromisso com a formação de profissionais qualificados”, declarou.

Além das discussões sobre o cenário econômico e a formação profissional, o encontro proporcionou uma rica troca de experiências entre economistas da região, professores e estudantes.

O Café contu com três palestras. O presidente Odilon Guedes abordou o tema “ O papel do Estado na economia, Campanha, orçamento público e transparência popular / Plano Plurianual.

O vice-presidente, Haroldo da Silva, abordou o tema “Desindustrialização. O Conselheiro do Corecon, Welinton dos santos, abordou o tema Inteligência Artificial.