FAC-FEA Livre tem início com foco no desenvolvimento sustentável e integração entre ensino, pesquisa e comunidade

Começou nesta quarta-feira (29) o XXI FAC-FEA Livre, tradicional evento acadêmico da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA), que tem como objetivo fomentar, desenvolver e consolidar os pilares acadêmicos, científicos e culturais da instituição e da comunidade.

De acordo com o professor Rafael Gelaleti, coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da faculdade, a edição deste ano traz como tema “Desenvolvimento Sustentável: entre o discurso e a prática”, propondo reflexões sobre como o conceito pode ser efetivamente aplicado nas diferentes áreas do conhecimento.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre ao longo de três dias, com uma programação que inclui atividades culturais, palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.


Programação
• Quarta-feira (29/10): abertura oficial, lançamento dos Anais do FAC-FEA Livre de 2024, atividades artísticas e culturais, além de palestras inaugurais.
• Quinta-feira (30/10): realização de palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas voltadas às áreas dos cursos de Administração, Economia, Direito, Pedagogia e Psicologia.
• Sexta-feira (31/10): encerramento com a apresentação dos trabalhos científicos.
Nesta edição, o evento reúne 19 atividades entre palestras, minicursos e oficinas, 29 palestrantes convidados e 617 inscritos, entre autores e ouvintes. Ao todo, serão apresentados 97 trabalhos científicos, incluindo resumos, resumos expandidos e artigos completos.

Publicação dos Anais

A abertura do XXI FAC-FEA Livre foi marcada também pelo lançamento e publicação dos Anais do evento de 2024, que consolidam a produção científica de alunos e pesquisadores da instituição. No total, 75 trabalhos científicos foram publicados, divididos entre resumos, resumos expandidos e artigos completos.

O material está disponível para consulta pública, reforçando o compromisso da FAC-FEA com a divulgação do conhecimento científico e a integração com a comunidade.

Segundo Gelaleti, as pesquisas e produções acadêmicas da faculdade fortalecem os pilares institucionais de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuírem para o desenvolvimento local e regional.

Os trabalhos aprovados no FAC-FEA Livre 2025 também serão publicados após o evento e disponibilizados gratuitamente para consulta.