O curso de Ciências Econômicas da FAC-FEA forma profissionais com excelência analítica para atuar em conjuntura econômica, finanças, políticas públicas e sustentabilidade. Desenvolve liderança, empreendedorismo e visão crítica, aliando ética, responsabilidade socioambiental e valorização da diversidade. Prepara economistas para desafios globais com base técnica e humana.
Grau: Bacharelado
Nº de vagas:
80 (oitenta) – período noturno
Carga Horária: 3.500 h/a
Tempo de integralização do curso: mínimo de 8 semestres e máximo de 10 semestres
Turno de funcionamento: noturno
Horário de funcionamento:
Noturno – de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:40
Regime serial: semestral
Mensalidade:
(1º semestre de 2025):
– R$ 546,00 (valor do 1º ano)
Convênios: 15% de desconto
Egressos: 25% de desconto
COORDENAÇÃO:
Prof. Me. Marco Aurélio Barbosa de Souza
AUTORIZAÇÃO:
Portaria CEE /GP nº 262/2024 de 11/07/2024
Publicação no D.O.E. em 12/07/2024
– OBJETIVOS GERAIS
O Curso de Ciências Econômicas da FAC-FEA tem como objetivo formar bacharéis, que sejam profissionais de excelência, com profunda capacidade analítica para lidar com os desafios propiciados pela conjuntura econômica e pela realidade dos diferentes setores da economia. Busca‐se, assim, desenvolver plenamente suas potencialidades para que possam ter o conhecimento e a liberdade para atuar nos principais campos de um economista, como:
– Análise de conjuntura econômica nacional e internacional;
– Análise dos setores econômicos;
– Elaboração e avaliação econômica de projetos;
– Valoração e avaliação econômica de impacto ambiental e sustentabilidade;
– Finanças;
– Análise da concorrência e regulação econômica;
– Políticas públicas e desenvolvimento econômico;
– Pesquisa econômica.
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Serão observados os seguintes objetivos específicos no Curso de Ciências Econômicas da FAC-FEA:
– Instrumentalizar o aluno para assumir posições de liderança, fundamentadas na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas no ambiente profissional;
– Habilitar o profissional para uma atitude empreendedora, com vistas ao gerenciamento e à administração dos recursos humanos, físicos, materiais e de informação;
– Proporcionar uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social;
– Garantir o domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
– Fornecer aos alunos uma formação ética, crítica e de luta contra todas as formas de discriminação e preconceito, discutindo princípios relacionados aos direitos humanos, de maneira interdisciplinar, envolvendo, além do ensino, as áreas de pesquisa e extensão.
– Estimular o debate e a conscientização sobre as consequências socioambientais das mudanças climáticas e da degradação da natureza, em nível nacional e mundial, visando conjugar os objetivos de desenvolvimento individual com os de caráter social, em sua relação sustentável com o meio ambiente e com os outros seres humanos. Busca‐se, assim, promover a reflexão crítica e propositiva da inserção da Educação Ambiental.
– Divulgar e produzir conhecimentos sobre a contribuição da história e da cultura Afro‐Brasileira e Africana para a formação social, política e econômica do Brasil. Busca‐se, assim, estimular atitudes, posturas e valores voltados à pluralidade étnico‐racial, considerando a influência das diferentes etnias, de modo a garantir o respeito aos direitos e valorização de identidade, para consolidação da cultura e da sociedade brasileira.
– Conscientizar o profissional sobre sua responsabilidade social, por meio do desenvolvimento de atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade, que incluam a compreensão dos determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, ambientais e legais do seu exercício profissional.
– Estimular a responsabilidade e o compromisso com o contínuo aperfeiçoamento profissional e o aprendizado de idiomas, de forma a facilitar a integração e troca de experiências com profissionais de diferentes nacionalidades.
– Garantir a qualidade da formação técnico‐teórica do estudante e estimular o discente a aprender a aprender
1º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Comunicação e Expressão | 4 h/a | 80 h/a |
2 | Economia I | 2 h/a | 40 h/a |
3 | Gestão de Pessoas I | 4 h/a | 80 h/a |
4 | Introdução às Ciências Sociais | 2 h/a | 40 h/a |
5 | Matemática | 2 h/a | 40 h/a |
6 | Técnicas de Estudo e Pesquisa | 2 h/a | 40 h/a |
7 | Teorias da Administração I | 4 h/a | 80 h/a |
TOTAL: | 20 h/a | 400 h/a |
2º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Contabilidade Geral | 4 h/a | 80 h/a |
2 | Direito I | 2 h/a | 40 h/a |
3 | Economia II | 2 h/a | 40 h/a |
4 | Gestão de Pessoas II | 4 h/a | 80 h/a |
5 | Sociologia | 2 h/a | 40 h/a |
6 | Teorias da Administração II | 4 h/a | 80 h/a |
7 | Atividades de Extensão I | 2 h/a | 40 h/a |
TOTAL: | 20 h/a | 400 h/a |
3º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Administração Financeira e Orçamentária I | 2 h/a | 40 h/a |
2 | Contabilidade Gerencial | 2 h/a | 40 h/a |
3 | Direito II | 2 h/a | 40 h/a |
4 | Economia e Finanças Públicas I | 2 h/a | 40 h/a |
5 | Estatística | 4 h/a | 80 h/a |
6 | Gestão de Marketing I | 4 h/a | 80 h/a |
7 | Atividades de Extensão II | 4 h/a | 80 h/a |
TOTAL: | 20 h/a | 400 h/a |
4º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Administração Financeira e Orçamentária II | 2 h/a | 40 h/a |
2 | Administração de Serviços e Produção | 4 h/a | 80 h/a |
3 | Direito III | 2 h/a | 40 h/a |
4 | Economia e Finanças Públicas II | 2 h/a | 40 h/a |
5 | Gestão de Marketing II | 4 h/a | 80 h/a |
6 | Matemática Financeira | 4 h/a | 80 h/a |
7 | Atividades de Extensão III | 2 h/a | 40 h/a |
TOTAL: | 20 h/a | 400 h/a |
5º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Administração de Custos | 2 h/a | 40 h/a |
2 | Contabilidade Social | 4 h/a | 80 h/a |
3 | Econometria I | 2 h/a | 40 h/a |
4 | Formação Econômica do Brasil I | 2 h/a | 40 h/a |
5 | História Econômica Geral I | 2 h/a | 40 h/a |
6 | Teoria Microeconômica I | 4 h/a | 80 h/a |
7 | Atividades de Extensão IV | 4 h/a | 80 h/a |
TOTAL: | 20 h/a | 400 h/a |
6º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Desenvolvimento Socioeconômico I | 2 h/a | 40 h/a |
2 | Econometria II | 2 h/a | 40 h/a |
3 | Formação Econômica do Brasil II | 2 h/a | 40 h/a |
4 | História Econômica Geral II | 2 h/a | 40 h/a |
5 | Teoria Macroeconômica I | 4 h/a | 80 h/a |
6 | Teoria Microeconômica II | 4 h/a | 80 h/a |
7 | Atividades de Extensão V | 4 h/a | 80 h/a |
TOTAL: | 20 h/a | 400 h/a |
7º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Desenvolvimento Socioeconômico II | 2 h/a | 40 h/a |
2 | Economia Brasileira e Contemporânea I | 2 h/a | 40 h/a |
3 | Economia Internacional | 4 h/a | 80 h/a |
4 | Economia Monetária I | 2 h/a | 40 h/a |
5 | História do Pensamento Econômico I | 2 h/a | 40 h/a |
6 | Teoria Macroeconômica II | 4 h/a | 80 h/a |
7 | Atividades de Extensão VI | 4 h/a | 80 h/a |
8 | Trabalho de Conclusão de Curso I | – | 80 h/a |
CARGA HORÁRIA DE AULAS: | 20 h/a | 400 h/a | |
CARGA HORÁRIA DE TCC: | – | 80 h/a | |
TOTAL: | 20 h/a | 480 h/a |
8º SEMESTRE | |||
Nº | Disciplina | C.H. Semanal | C.H. Semestral |
1 | Economia Brasileira e Contemporânea II | 4 h/a | 80 h/a |
2 | Economia Monetária II | 2 h/a | 40 h/a |
3 | Ética Profissional | 2 h/a | 40 h/a |
4 | Gestão de Projetos | 4 h/a | 80 h/a |
5 | História do Pensamento Econômico II | 2 h/a | 40 h/a |
6 | Laboratório de Dados de Economia Local e Regional | 4 h/a | 80 h/a |
7 | Teoria Macroeconômica III | 2 h/a | 40 h/a |
8 | Trabalho de Conclusão de Curso II | – | 80 h/a |
CARGA HORÁRIA DE AULAS: | 20 h/a | 400 h/a | |
CARGA HORÁRIA DE TCC: | – | 80 h/a | |
TOTAL: | 20 h/a | 480 h/a |
1 | Total Carga Horária – Disciplinas | 2.800 h/a |
2 | Atividades complementares | 140 h/a |
3 | Atividades de Extensão | 400 h/a |
4 | Trabalho de Conclusão de Curso | 160 h/a |
TOTAL GERAL DO CURSO: | 3.500 h/a |
![]() | Nome: | AIRTON CAVAZZANA |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Administração | |
Titulação: | Mestre em Educação – UNESP – Presidente Prudente – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | CILÉIA MAZZEI DE OLIVEIRA FERREIRA |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra / Matemática | |
Titulação: | Mestra em Matemática – UNESP – São José do Rio Preto – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | DANIELA GEORGINA SOMAIO TEIXEIRA SALA |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Administração | |
Titulação: | Mestra em Administração – PUC – São Paulo – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Parcial | |
![]() | Nome: | JOSÉ ANTONIO ALVES |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Administração | |
Titulação: | Especialista em Desenvolvimento Gerencial – UNITOLEDO – Araçatuba – SP | |
Qualificação profissional: | Professor I | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | MARCO AURÉLIO BARBOSA DE SOUZA |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Economia | |
Titulação: | Mestre em Economia – UNESP – Araraquara – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | ROBESVAL RIBEIRO DA SILVA |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Administração | |
Titulação: | Mestre em Administração e Desenvolvimento Organizacional – FCV – Varginha – MG | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | RONALDO ABUD CABRERA |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Direito | |
Titulação: | Mestre em Direito – UNITOLEDO – Araçatuba – SP | |
Qualificação profissional: | Professor I | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | RUBENS JOSÉ FERREIRA PARLADORE |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Administração | |
Titulação: | Mestre em Administração – Universidade Mackenzie – São Paulo – SP | |
Qualificação profissional: | Professor I | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | TALITA BARIZON POÇO |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes / Letras / Linguística | |
Titulação: | Mestra em Linguística – UFSCAR – São Carlos – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | VERA MARIA NEVES SMOLENTZOV |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas / Sociologia | |
Titulação: | Doutora em Ciências Sociais – PUC – São Paulo – SP | |
Qualificação profissional: | Professor III | |
Regime de trabalho: | Horista | |
![]() | Nome: | WALCIR GONÇALVES DE LIMA |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas / Administração | |
Titulação: | Mestre em Contabilidade – UNIMAR – Marília – SP | |
Qualificação profissional: | Professor I | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Copyright © 1967-2025 FAC-FEA – Fundação Educacional Araçatuba. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Termos de Uso.