LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO EDUCACIONAL
– OBJETIVOS GERAIS
O curso de Pedagogia objetiva formar profissionais capazes de atuar em um mundo de profundas e aceleradas mudanças econômicas, sociais e culturais. Para isto, oferece uma sólida formação técnico-prática e metodológica, fundamentada nos conhecimentos da Pedagogia e suas áreas correlatas, privilegiando o conhecimento pedagógico e a vivência de experiências relativas ao ensino, imprescindíveis à formação do educador.
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Proporcionar uma formação sólida e abrangente, embasada em teorias educacionais contemporâneas, visando desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes.
– Promover a reflexão crítica sobre questões éticas e morais relacionadas à prática educativa, incentivando a construção de valores, atitudes e comportamentos éticos nos futuros profissionais da educação.
– Capacitar os alunos para o planejamento, execução e avaliação de práticas pedagógicas inovadoras, que promovam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral das crianças nas diferentes etapas da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
– Desenvolver habilidades de liderança e gestão educacional, preparando os alunos para assumirem funções de coordenação, supervisão e direção em instituições de ensino, com foco na melhoria contínua e no desenvolvimento institucional.
– Estimular a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão voltados para a educação, fomentando a produção de conhecimento relevante para a área e a aplicação prática dos saberes adquiridos.
– Promover a compreensão e o respeito à diversidade, preparando os futuros profissionais para atuar em ambientes educacionais inclusivos e multiculturalmente ricos.
– Incentivar a formação continuada dos alunos, encorajando-os a buscar especializações, mestrados e doutorados na área da educação, a fim de aprimorarem suas competências profissionais e contribuírem para o avanço da educação no país.
1º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Fundamentos da Pedagogia
|
4 h/a
|
80 h/a
|
2
|
Introdução às Ciências Sociais |
2 h/a
|
40 h/a
|
3
|
Libras |
2 h/a
|
40 h/a
|
4
|
Linguagens: Leitura e escrita |
4 h/a
|
80 h/a
|
5
|
Matemática I: Números e operações |
2 h/a
|
40 h/a
|
6
|
Psicologia da Educação I: Desenvolvimento humano |
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
7
|
Técnicas de Estudo e Pesquisa |
2 h/a
|
40 h/a
|
TOTAL:
|
20 h/a
|
400 h/a
|
2º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Corpo, movimento, expressão e esporte
|
2 h/a
|
40 h/a
|
2
|
Evolução das Idéias Políticas e Sociais |
2 h/a
|
40 h/a
|
3
|
Filosofia da Educação |
2 h/a
|
40 h/a
|
4
|
Geografia: Espaço geográfico e globalização |
2 h/a
|
40 h/a
|
5
|
História da Educação Brasileira I |
4 h/a
|
80 h/a
|
6
|
Matemática II: Espaço, formas e medidas |
2 h/a
|
40 h/a
|
7
|
Psicologia da Educação II: Cognição e aprendizagem |
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
TOTAL:
|
18 h/a
|
360 h/a
|
3º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Arte, identidade e multiculturalismo |
2 h/a
|
40 h/a
|
2
|
Ciência, vida e ambiente
|
2 h/a
|
40 h/a
|
3
|
Didática I |
4 h/a
|
80 h/a
|
4
|
Educação em Direitos Humanos |
2 h/a
|
40 h/a
|
5
|
Educação na diversidade: Gênero |
2 h/a
|
40 h/a
|
6
|
História da Educação Brasileira II |
2 h/a
|
40 h/a
|
7
|
Matemática III: Estatística e análise de dados |
2 h/a
|
40 h/a
|
8
|
Política educacional, estrutura e funcionamento do ensino na Educação Básica |
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
TOTAL:
|
20 h/a
|
400 h/a
|
4º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Currículo, conhecimento e cultura na Educação Básica
|
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
2
|
Didática II |
2 h/a
|
40 h/a
|
3
|
Fundamentos e Metodologia da Educação I: Educação Infantil |
2 h/a
|
40 h/a
|
4
|
Práticas Pedagógicas I – Educação infantil |
2 h/a
|
40 h/a
|
5
|
Relações étnico-raciais |
2 h/a
|
40 h/a
|
6
|
Sociologia da Educação |
2 h/a
|
40 h/a
|
7
|
Estágio na Educação Infantil: aprendizagem da docência e gestão do ensino (Orientação e Estágio Supervisionado) |
2 h/a
|
100 h/a
|
TOTAL:
|
16 h/a
|
380 h/a
|
5º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Educação e sustentabilidade |
2 h/a
|
40 h/a
|
2
|
Fundamentos e Metodologia da Educação II: Ensino Fundamental
|
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
3
|
Políticas Públicas de Avaliação: concepções e práticas |
2 h/a
|
40 h/a
|
4
|
Práticas Pedagógicas II – Ensino Fundamental |
2 h/a
|
40 h/a
|
5
|
Princípios e Métodos de Alfabetização |
4 h/a
|
80 h/a
|
6
|
Tecnologias digitais de informação e metodologias ativas em Educação |
2 h/a
|
40 h/a
|
7
|
Estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: Aprendizagem da docência e gestão do ensino (Orientação e Estágio Supervisionado) |
2 h/a
|
100 h/a
|
TOTAL:
|
18 h/a
|
420 h/a
|
6º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Legislação Educacional Brasileira |
2 h/a
|
40 h/a
|
2
|
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I: Alfabetização |
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
3
|
Metodologia do Ensino da Matemática I |
4 h/a
|
80 h/a
|
4
|
Práticas Pedagógicas III – Gestão
|
2 h/a
|
40 h/a
|
5
|
Princípios e Métodos da Administração Escolar |
2 h/a
|
40 h/a
|
6
|
Gestão Escolar: Educação Infantil (Orientação e Estágio Supervisionado) |
2 h/a
|
100 h/a
|
TOTAL:
|
16 h/a
|
380 h/a
|
7º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Literatura Infantil |
2 h/a
|
40 h/a
|
2
|
Leitura do mundo e leitura da palavra – Alfabetização de jovens e adultos
|
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
3
|
Metodologia do Ensino de História e Geografia |
4 h/a
|
80 h/a
|
4
|
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II: produção e revisão textual |
2 h/a
|
40 h/a
|
5
|
Metodologia do Ensino da Matemática II |
2 h/a
|
40 h/a
|
6
|
Modalidades educativas: Educação não formal e movimentos sociais I |
2 h/a
|
40 h/a
|
7
|
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
2 h/a
|
40 h/a
|
8
|
Gestão Escolar: Ensino Fundamental I (Orientação e Estágio Supervisionado) |
2 h/a
|
100 h/a
|
TOTAL:
|
20 h/a
|
460 h/a
|
8º SEMESTRE
|
|||
Nº
|
Disciplina
|
C.H. Semanal
|
C.H. Semestral
|
1
|
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem |
4 h/a
|
80 h/a
|
2
|
Coordenação Pedagógica e a Formação Continuada |
4 h/a
|
80 h/a
|
3
|
Educação na Diversidade: Educação Especial Inclusiva |
2 h/a
|
40 h/a
|
4
|
Metodologia do Ensino: Arte e Educação Física
|
2+2 h/a
|
40+40 h/a
|
5
|
Metodologia do Ensino das Ciências Naturais |
4 h/a
|
80 h/a
|
6
|
Modalidades educativas: Educação não formal e movimentos sociais II |
2 h/a
|
40 h/a
|
TOTAL:
|
20 h/a
|
400 h/a
|
1
|
Carga horária de disciplinas
|
2.480 h/a
|
2
|
Carga horária de Atividades Extensionistas
|
320 h/a
|
3
|
Carga horária de Estágios Supervisionados |
400 h/a
|
TOTAL GERAL DO CURSO:
|
3.200 h/a
|
Nome:
|
ANDRÉA ALVES DA SILVA SOARES | |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas / Educação | |
Titulação: | Doutora em Educação – UNESP – Marília – SP | |
Qualificação profissional: | Professor I | |
Regime de trabalho: | Parcial | |
Nome:
|
CILÉIA MAZZEI DE OLIVEIRA FERREIRA | |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra / Matemática | |
Titulação: | Mestra em Matemática – UNESP – São José do Rio Preto – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Nome:
|
JOSÉ ROBERTO PACHECO FILHO | |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas / Psicologia | |
Titulação: | Mestre em Psicologia – UNESP – Assis – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Nome:
|
LUÍS HENRIQUE ZAGO | |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas / Educação | |
Titulação: | Mestre em Educação – UNESP – Presidente Prudente – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Parcial | |
Nome:
|
MÁRCIA ELAINE CATARIN VIGNOTO | |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas / Educação | |
Titulação: | Mestra em Educação – PUCCAMP – Campinas – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Nome:
|
PATRÍCIA CARDOSO SOARES | |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas / Educação | |
Titulação: | Doutora em Educação – PUC – São Paulo – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Nome:
|
SÍLVIA REGINA PINCERATO PETRILLI | |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas / Educação | |
Titulação: | Mestra em Educação – PUCCAMP – Campinas – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Nome:
|
TALITA BARIZON POÇO | |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes / Letras / Linguística | |
Titulação: | Mestra em Linguística – UFSCAR – São Carlos – SP | |
Qualificação profissional: | Professor II | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Nome:
|
WAGNER LUIZ DA SILVA | |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas / Educação | |
Titulação: | Especialista em Docência do Ensino Fundamental e Médio – UNIMEP – Piracicaba – SP / Especialista em Psicopedagogia – FAC-FEA – Araçatuba – SP | |
Qualificação profissional: | Professor I | |
Regime de trabalho: | Horista | |
Grau: Licenciatura
Nº de vagas:
40 (quarenta) – período diurno
90 (noventa) – período noturno
Carga Horária: 3.200 h/a
Tempo de integralização do curso: mínimo de 8 semestres e máximo de 10 semestres
Turno de funcionamento: diurno e noturno
Horário de funcionamento:
Diurno – de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:40
Noturno – de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:40
Regime serial: semestral
Mensalidade:
(1º semestre de 2024):
– R$ 436,58 (valor do 1º ano)
Convênios: 15% de desconto
Egressos: 25% de desconto
Avaliação: ENADE 2021: 4 (Conceito ENADE)
– COORDENAÇÃO:
Prof. Me. Luís Henrique Zago
– AUTORIZAÇÃO
Portaria CEE/GP nº 134/2000 de 03/01/2001
Publicação no D.O.E. em 04/01/2001
– RECONHECIMENTO
Portaria CEE/GP nº 353/2003 de 19/12/2003
Publicação no D.O.E. em 20/12/2003
– RENOVAÇÃO
Portaria CEE/GP nº 146/2024 de 24/04/2024
Publicação no D.O.E. em 25/04/2024