Revista Avesso do Avesso – v14 Especial

-Volume nº 14 – Edição Especial (I Encontro Regional de Educação)

– Novembro 2016

– 119 páginas

-ISSN Online 2179-5991

Acessar expediente
Normas de apresentação

SUMÁRIO

Percurso e situação atual do curso de Pedagogia da FATEB

Ana Cristina de Souza Marin / Áurea Esteves Serra / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
pág. 39-53

Educação e Contra-Hegemonia: reflexões sobre os (des)caminhos da educação emancipadora/libertadora no contexto contemporâneo

Paulo Sérgio Chiaranda / Tamires Zonta Schiavi Dantas / Flávia Moreira Ribeiro / Roberta Kelly Lima da Silva / Lígia Ferreira de Oliveira Vicente / Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
pág. 66-78

Inclusão e compromisso social: a formação de consciência crítico-participativa no curso de Pedagogia

Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo / Márcia Elaine Catarin Vignoto
pág. 79-92

PÔSTERES FAC-FEA:

A coordenação do trabalho pedagógico na educação de jovens e Adultos (EJA)

Alessandra Zanata Machado / Anielle Westpal de Oliveira / Bruna Rodrigues Carneiro Chinchio / Daiane Cristina Pereira de Souza Vicente / Daniele Ribeiro Batista / Dayane Satiro Trindade / Neidiane Vanessa Munhoz Picotti / Rosemary Gaioto Gisse / Taniela Cristina Vale Moraes / Andréa Alves da Silva Soares
pág. 94

A importância das intervenções docentes na apropriação do sistema de escrita alfabética: um estudo de caso na educação infantil

Amanda Bonjardim Mansanari / Gimely Claro Pereira/ Juliana Monisa da Costa / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
pág. 95

A violência no ambiente escolar

Amanda Emiliana da Silva / Camila Marques Negri / Francielle Cezaretto Marques da Silva / Jéssica Ivonice Cardoso Ferreira / Kellen Viana Ferreira / Marley Freitas Nunes / Solange Pereira / Suelen Patrícia Demarchi / Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
pág. 96

Alfabetizar ou não na educação infantil? Um estudo sobre experiências efetivas de reflexão sobre a escrita na escola

Jéssica Lourini Fachini / Lidiane Mara Junqueira Castelli / Sandra Cristina Antonio Sampaio / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
pág. 97

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Beatriz Galvão Ferreira Barbosa / Nathália Rodrigues Coelho / Paula Thaís dos Santos Motta / Márcia Elaine Catarin Vignoto
pág. 98

Ética na escola na perspectiva da relação dialógica

Andréia Cláudia Zenco Lima / Iriani Ramalho de Sousa Bonini / Laís de Lima Andrades / Michelle Rodrigues Cardoso/ Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
pág. 99

Intersecções e desafios: a relação família-escola na perspectiva do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais

Ana Beatriz Asêncio / Bianca Cândido Cini / Camila Quicoli / Cláudia Quicoli / Fernanda Ferreira de Souza Oliveira / Larissa Teixeira Cruz / Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
pág. 101

Literatura na escola e a formação do sujeito

Ágata Trevisan Gaiotto / Cleide Liboni da Silva / Fabiana Ferreira dos Santos / Larissa Chaves Posso / Viviane Cristina Sitta dos Santos / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
pág. 102

O jogo em sala de aula: boliche matemático

Karlla Trajano Rapozo Quirino / Maria Luiza de Araújo Ruiz / Renata dos Santos Ferreira / Samea Cristina Sangalli Costa / Vanessa Alves da Cruz / Verena Cristiane Guimaraes Pimentel / Márcia Elaine Catarin Vignoto
pág. 103

O jogo na sala de aula: descobrindo animais

Alvina de Souza Mantello / Cíntia Mendes Gomes / Danielle Greice Godói / Giovanna Anielle de Oliveira / Liliane Muriel Pazinato Novais / Marina Rosa da Silva / Marcela Timóteo de Souza / Márcia Elaine Catarin Vignoto
pág. 104

Progressão continuada no ensino fundamental I: reflexões e desafios

Karlla Trajano Rapozo Quirino / Maria Luiza de Araújo Ruiz / Renata dos Santos Ferreira / Samea Cristina Sangali Costa / Vanessa Alves da Cruz / Verena Cristiane Guimarães Pimentel Gomes / Maria Noemi Gonçalves Prado Manfredi
pág. 105

Tempo de ensinar e apreender no processo de alfabetização

Adeline Maria Borges Branco / Alessandra Cristina Muniz de Sousa / Caroline Borges Branco / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
pág. 106

PÔSTERES FATEB:

A literatura infantil e a sua contribuição para o desenvolvimento psicológico

Amanda S. Silva / Jéssica M. Palamin / Laís C. Santos / Patrícia A. N. Yoneya / Ricardo Eleutério dos Anjos
pág. 108

A novela Carrossel e a Indústria Cultural

Alessandra da Silva Domingues / Lucy Mary Soares Valentim
pág. 109

As TICS e a Educação Especial: a Síndrome do Cri-du-Chat e o uso do tablet como recurso de tecnologia assistiva

Eli Regina do Amaral / Helen Evelin de C. Gonçalves / Jéssica Ferreira de Souza / Kariane Melissa da Rocha / Márcia Elaine Catarin Vignoto
pág. 110

Brinquedoteca Universitária: brinca FATEB

Aline Cristina de Pádua Coelho / Aline Luana Oliveira Herreira / Andréia Silva Possetti / Bruna Alves de Souza /Caroline de Souza Rosa Pereira / Claudia Cristina T. de Matos Pereira / Diele Thomazine / Débora de Mesquita Ferreira / Eliane Cristina Bueno / Emellyne Dias Moterani / Giovanna Rodrigues Fiorin / Julia de Fátima Martins Gomes / Juliana Fernandes da Silva / Leisa Ferreira Debortoli/ Letícia Pereira da Silva Gonçalves / Letícia Quangas de Oliveira / Monique Pinoti Comparoni / Patrícia Novais de Oliveira Silva / Rafaela Rocha Yamaguti / Thatiani Santos Spigotti / Lucy Mary Soares Valentim
pág. 111

Curso de Extensão de Libras: Experiência por meio das redes sociais Facebook e WhatsApp

Barbara Ferreira Paladino / Gelza Zilli / Luana Rodrigues / Ana Cristina de Souza Marin / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
pág. 112

Estudo de Caso: uma inspiradora história de superações e conquistas escolares de um Síndrome de Down

Ana Carla Balllera Miguel / Bruna dos Santos Ruivo / Cleonice Aparecida Nardin / Sara S. Goulart Silvano / Márcia Elaine Catarin Vignoto
pág. 113

História de vida e formação da Professora Esmeralda Milano Maroni

Amanda Cristina Rodrigues de Paula / Amanda Madeira Gonçalves / Caroline Silva Vedovoto / Evellin Larissa Sibioni dos Santos / Áurea Esteves Serra
pág. 114

Os professores (as) do grupo escolar rural do bairro Taquari - Birigui/SP

Lariane Dias Moreira Poiate / Taís Pimentel Concolato / Vanessa Gonçalves Loureiro Bianco / Áurea Esteves Serra
pág. 115

Projeto atividades lúdicas para ensino de aluno com surdez: pesquisas e interações por meio das redes sociais

Bruna dos S. Ruivo / Cleonice A. Nardin / Geovana V. Ribeiro / Mônica M. Oliveira / Sabrina da S. Contel / Sara S. G. Silvano / Ana Cristina de Souza Marin / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
pág. 116

Projeto Regência e Desenvolvimento de Plano de Aula na Educação Infantil com interações e pesquisas por meio da rede social o Facebook

Andreia Silva Possetti / Caroline de Souza Rosa Pereira/ Cláudia Cristina Teodoro de Matos Pereira / Ana Cristina de Souza Marin / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
pág. 117

Ser professor: uma pesquisa sobre os alunos de Pedagogia da FATEB

Jéssica Cristina V. Ribeiro / Juliana V. Diasfato / Mônica M. Oliveira / Sabrina S. Contel / Áurea Esteves Serra
pág. 118

Síndrome de Asperger: o trilhar de um caminho de sucesso

Maria Aparecida Rocha / Mariana Ferraz Lopes / Stella Parra / Taísa Jordão de Souza / Márcia Elaine Catarin Vignoto
pág. 119