Um trabalho de conclusão de curso dos alunos do 10º semestre do curso de psicologia da FAC-FEA (Fundação Educacional Araçatuba) se destacou durante o 1º Agita RAPS, um evento voltado para a promoção do debate e compartilhamento de experiências no campo da saúde mental. Sob orientação da professora Simone Pantaleão Macedo, os alunos apresentaram um trabalho de conclusão de curso que abordou o histórico da reforma psiquiátrica em Araçatuba.
O evento, intitulado “Criando Estratégias de Cuidado em Rede”, em conjunto com a 1ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Mental, ofereceu uma plataforma para discussões sobre saúde mental e a importância das políticas públicas no contexto da rede de atenção psicossocial.
Simone Pantaleão Macedo, que também é a diretora pedagógica da FAC-FEA, destacou o impacto do trabalho apresentado: “Foi um esforço notável dos alunos do 10º semestre, e estamos honrados em ter recebido o prêmio da instituição de ensino superior pelo melhor trabalho apresentado no evento. Este trabalho possibilita a reflexão sobre as políticas públicas no campo da saúde mental e a importância de compreendê-las para gerar melhorias nos equipamentos de saúde.”
O evento, que ocorreu das 07h30 às 18h, buscou promover o debate e o compartilhamento de experiências relacionadas ao cuidado em rede em saúde mental, enfatizando os serviços de base comunitária e promovendo a integração entre equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos das universidades locais.
A programação incluiu apresentações culturais e uma mesa redonda que abordou tópicos cruciais, como a saúde mental na atenção primária, na atenção especializada, urgências e emergências, bem como a desinstitucionalização de pessoas com sofrimento psíquico.
Durante a tarde, ocorreu a 1ª Mostra de Experiências Exitosas, com atividades divididas por áreas de atuação, realizadas simultaneamente em cinco salas da universidade. O evento atraiu cerca de 300 participantes de Araçatuba e região, proporcionando uma valiosa oportunidade de compartilhamento de conhecimentos e vivências.
O evento culminou com a premiação das melhores experiências realizadas nos serviços de saúde de Araçatuba e também com o reconhecimento da FAC-FEA pelo destaque na abordagem de temas relacionados à saúde mental, uma iniciativa desenvolvida pelas instituições de ensino superior da cidade.
A FAC-FEA, ao destacar-se no 1º Agita RAPS, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento de ações e reflexões que impactam positivamente a saúde mental em sua comunidade e região. A importância dessas iniciativas para a promoção de uma saúde mental mais eficaz e inclusiva não pode ser subestimada, e a FAC-FEA se orgulha de contribuir para esse importante diálogo.