O curso de Pedagogia da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba) mais uma vez classificou-se no edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao MEC, publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O curso da FAC-FEA ficou na posição 109 num total de 280 instituições de Ensino Superior classificadas. Posicionando-se mais uma vez entre os destaques das instituições de excelência no ensino superior.
Cabe destacar que o PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O PIBID busca proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.
Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, a CAPES concede cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior (IES), que realizam as seleções internas dos bolsistas participantes dos seus subprojetos aprovados. Podem participar como bolsistas do PIBID os licenciandos, professores das escolas da rede pública de educação básica e professores das IES.
Esta é a quarta edição que o curso de Pedagogia da FAC-FEA é classificado para participar das ações do PIBID, sendo que a classificação atual (109) coloca o subprojeto apresentado entre o grupo de elite das universidades brasileiras, sendo sua classificação superior a de grandes universidades públicas do Brasil e do estado de São Paulo. Nessa edição o foco será aprimorar o olhar do estudante do curso de Pedagogia da FAC-FEA em relação ao papel da escola pública, com foco no desenvolvimento da Fluência Leitora dos estudantes em processo de alfabetização.
A partir do dia 18/09/2024 terá início o processo de seleção dos licenciandos bolsistas que se interessam por participar das ações dessa edição, fazendo jus a bolsa de iniciação no valor de R$700,00 mensais, devendo dedicar 10 horas semanais as atividades do PIBID.