Grupo de pesquisa da FAC-FEA tem publicação confirmada em congresso internacional

A Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC-FEA) celebra o aceite para publicação do artigo “Entre a rua e a consciência: a dimensão pedagógica do sofrimento psicológico em dependentes químicos em situação de rua”,  do grupo de pesquisa “Teoria Histórico-Cultural: educação e desenvolvimento psicológico.” nos anais do V Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 19ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, um dos maiores e mais respeitados congressos de educação do país. O evento, que reúne pesquisadores de diversas partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, destaca-se como um espaço de discussão sobre a desumanização, poder e educação, com ênfase nas resistências e enfrentamentos.

O grupo de pesquisa é formado por estudantes e egressos dos cursos de Pedagogia e Psicologia da FAC-FEA comprometidos com a pesquisa e produção científica de temas sensíveis a nossa realidade.

O artigo é resultado de uma pesquisa de campo conduzida pelo grupo, sob orientação do professor doutor Luis Henrique Zago. O estudo investiga o sofrimento psicológico de dependentes químicos em situação de rua, embasado na Teoria Histórico-Cultural, trazendo à luz novas perspectivas e reflexões sobre essa questão de alta relevância social. A pesquisa reafirma o compromisso da FAC-FEA com a produção de ciência e com a formação de futuros pesquisadores.

A participação dos estudantes num evento de tal magnitude reforça o cumprimento dos três pilares da formação acadêmica: pesquisa, extensão e ensino. Esta conquista é uma evidência que a FAC-FEA, ao investir em iniciativas de iniciação científica, fomenta o desenvolvimento acadêmico e contribui para a construção de novos conhecimentos.

Esse marco é um reflexo do esforço coletivo da instituição em formar profissionais comprometidos com a pesquisa científica e preparados para enfrentar os desafios do futuro.

São autores do artigo o professor doutor Luis Henrique Zago e os estudantes Nayle Cristina Estrela Passos; Daniely Fernanda Lazarine; Gabriela Rosa Silva; Wagner Pinheiro da Cruz e Amanda Aparecida Barros de Souza.