FAC-FEA promove mesa-redonda sobre “Abril Verde”: A importância da saúde e segurança no trabalho

No dia 26 de abril, a Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA) realizou uma mesa-redonda com o tema “Abril Verde: a importância da saúde e segurança no trabalho, com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”. O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a participação dos debatedores Adriano Magalhães Rodrigues e Felipe Mio de Carvalho.

A iniciativa que foi inclusa na Atividade Integradora faz parte das ações de conscientização promovidas pela FAC-FEA em homenagem ao mês dedicado à segurança e saúde no ambiente laboral, reforçando a necessidade de uma cultura de prevenção e cuidado com os trabalhadores.

O debate teve foco na avaliação e gestão de riscos psicossociais nas empresas, devido a mudança na NR1 que vai exigir que as empresas passem a fazer um diagnóstico da saúde mental, nível de estresse, sobrecarga de trabalho e outros itens, e passem a desenvolver ações preventivas junto aos trabalhadores.

A atualização da NR-1 entra em vigor no dia 26 de maio. Os empregadores terão 12 meses para se adequarem às mudanças. Neste tempo as empresas não serão autuadas e a fiscalização será em caráter orientativo até final de maio de 2026. O Manual de Orientação estará disponível pelo TEM em 90 dias.

Debatedores

Adriano Magalhães Rodrigues, graduado em Engenharia Elétrica com habilitação em Telecomunicações pelo UniSALESIANO, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNILINS, é Perito Judicial nas Varas do Trabalho de Araçatuba e Birigui desde 2014.

Além disso, atua como professor do curso Técnico em Segurança do Trabalho na ETEC de Araçatuba desde 2014, sendo proprietário da SECON – Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e sócio-proprietário da PREVSEG – Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Sua vasta experiência e conhecimento técnico contribuíram para uma discussão aprofundada sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de abordar aspectos legais e práticos do tema.

Felipe Mio de Carvalho, graduado em Psicologia pela UEM-Maringá, é psicólogo clínico com orientação psicanalítica desde 2012 e pós-graduado em Psicologia da Saúde pela UNIFAI. Desde 2015, é professor na FAC-FEA e, atualmente, exerce o cargo de coordenador do curso de Psicologia da instituição. Com mestrado em Psicologia PPI-UEM, Felipe trouxe uma perspectiva importante sobre o bem-estar psicológico dos trabalhadores e a relação entre saúde mental e segurança no trabalho.

Compromisso com a segurança e saúde

A FAC-FEA reafirma seu compromisso em promover debates e ações que contribuam para a formação de profissionais conscientes da importância da segurança e saúde no trabalho.

A iniciativa reforça que a conscientização e a educação são ferramentas essenciais para construir uma cultura de segurança sólida, capaz de reduzir acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais humano, justo e saudável.